Semana Nacional de Museus terá mais de 2.500 eventos no país
Com o tema O Poder dos Museus, número de eventos neste ano será maior do que o registrado na última edição
Brasília|Do R7*, em Brasília
A Semana Nacional de Museus chega à 20ª edição com programação de 2.587 eventos em 877 museus distribuídos pelos 26 estados do país. Entre as atrações estão shows, peças de teatro e exposições. Neste ano, com o tema O Poder dos Museus, o número de participantes será maior do que o registrado na última edição, quando foram realizados 1.700 eventos em 660 museus.
Entre os eventos, destaca-se a exposição “Brasil decolonial – outras histórias”, realizada a partir desta quinta-feira (19), no Museu Histórico Nacional. A mostra apresenta um conjunto de 17 intervenções textuais e artísticas sobre temas e objetos relativos à diáspora africana na história do Brasil. No domingo (22), estão programados seminários, sessões de cinema, visitas mediadas, debates, workshops, festivais e lançamentos de livros nos principais espaços do país.
O Museu da Inconfidência, em Minas Gerais, apresenta nesta quinta (19) e sexta-feira (20) palestra sobre o sítio arqueológico Sambaquis. Além disso, será lançado o livro Uma Aventura na Terra dos Sambaquieiros, os Primeiros Habitantes de Niterói, obra gratuita destinada ao público infantojuvenil que apresenta a região oceânica de Niterói.
Os visitantes ainda poderão participar de oficinas de dança do carimbó e de audiodescrição: uma experiência inclusiva com artefatos e apetrechos relacionados à pesca artesanal.
Veja aqui a programação completa da Semana Nacional de Museus.
Dia Internacional dos Museus
Há 45 anos a escolha do tema para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). Nessa data, o evento convida museus, profissionais e comunidades a criar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, com o objetivo de gerar reconhecimento e visibilidade dos museus.
* Com informações do Ministério do Turismo