Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Semob bloqueia 462 cartões de passe livre por suspeita de fraude

Usuários terão que restituir R$ 853,9 mil, valor de prejuízo causado aos cofres públicos; entenda

Brasília|Do R7, em Brasília

Usuários notificados tem 10 dias para entrar com recurso
Usuários notificados tem 10 dias para entrar com recurso Divulgação/ Semob

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) bloqueou o cartão de 462 pessoas que usavam passe livre de forma irregular. Ao todo, o prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 853.916,67, valor que terá que ser ressarcido pelos usuários. As irregularidades foram constatadas por auditoria no Sistema de Bilhetagem Automática realizado pela pasta.

Na apuração, foi verificado o histórico da utilização do usuário, se há indícios de comercialização, de uso por terceiros e se o usuário ultrapassou o limite de acessos diários. Em alguns casos, por exemplo, um cartão passou no mesmo validador do BRT no intervalo de alguns minutos.

Antes da cobrança, no entanto, os usuários podem entrar com recurso 10 dias após receberem notificação da Semob. Depois do fim do prazo, o beneficiário é notificado sobre o andamento do processo.

O valor de ressarcimento é cobrado por uma guia DAR, e os usuários serão notificados por e-mail, contato telefônico e, em último caso, Diário Oficial, para quem não tem os demais meios de contatos. Com o encerramento do processo o benefício é suspenso por 12 meses, no caso de pessoa com deficiência, e por um semestre, caso seja estudante.

Para quitar o débito, os usuários podem solicitar a DAR para pagamento via e-mail (gegra@semob.df.gov.br). Também é possível solicitar o DAR presencialmente: os estudantes podem ir no BRB Mobilidade da Galeria dos Estados, enquanto usuários de cartão para pessoas com deficiência devem ir à unidade do BRB Mobilidade do Mezanino da Rodoviária do Plano Piloto.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.