Senado acelera análise do Sistema Nacional de Educação; votação será em 7 de outubro
Projeto prevê cooperação entre União, estados e municípios para garantir padrões mínimos de qualidade na educação básica
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Senado aprovou nesta terça-feira (23) um requerimento de urgência para a votação do projeto que cria o SNE (Sistema Nacional de Educação). A análise em plenário foi marcada para 7 de outubro. A proposta já havia sido aprovada pelos senadores, contudo, como passou por alterações na Câmara dos Deputados, terá de ser votada novamente na Casa.
O substitutivo da Câmara ao projeto aprovado anteriormente pelo Senado institui o SNE e estabelece regras de cooperação entre União, estados e municípios na formulação de políticas públicas para a área.
O objetivo central é garantir que programas, planos e ações educacionais sejam elaborados em regime de colaboração, como previsto na Constituição. A ideia é criar uma estrutura formal que garanta a organização federativa da educação, fixando padrões de qualidade, financiamento e planejamento.
O que prevê a proposta
O SNE organiza a educação nacional em torno de cinco funções integradoras: governança democrática, planejamento, definição de padrões de qualidade, financiamento e avaliação.
- Governança e pactuação: serão criadas instâncias permanentes de negociação. A Cite (Comissão Intergestores Tripartite da Educação), em nível nacional, reunirá representantes da União, Estados e Municípios para pactuar ações, responsabilidades e o cálculo do CAQ (Custo Aluno Qualidade). Enquanto isso, a Cibe (Comissão Intergestores Bipartite) atuará em cada Estado, articulando estratégias com os municípios.
- Qualidade da educação: o SNE prevê a definição de padrões mínimos nacionais, que incluem desde condições de oferta — como infraestrutura escolar, formação docente, jornada mínima e piso salarial — até resultados de aprendizagem, como redução da evasão e da repetência.
- Financiamento: o CAQ será a referência de investimento por estudante da educação básica. O índice será calculado pelo Ministério da Educação, com base em parâmetros acordados na Cite, e terá implementação gradual.
- Dados e avaliação: será criada a Inde (Infraestrutura Nacional de Dados da Educação) para centralizar informações e garantir interoperabilidade entre sistemas. O CPF será adotado como identificador único do estudante, permitindo consolidar indicadores sobre permanência, evasão e desempenho. Além disso, a União coordenará processos nacionais de avaliação da qualidade do ensino, com base em exames aplicados em larga escala.
Divisão de responsabilidades
A União ficará responsável por coordenar o SNE e prestar assistência técnica e financeira aos estados e municípios.
Os estados, por sua vez, pactuarão com os municípios a oferta do ensino fundamental e deverão apoiar financeiramente os entes locais.
Os municípios terão a missão de coordenar a educação infantil e fundamental em seu território, além de integrar programas suplementares, como transporte, merenda e distribuição de material didático.
A avaliação da educação nacional será coordenada pela União, em colaboração com os outros entes federados. O projeto prevê a Avaliação da Educação Básica, que vai analisar tanto o rendimento escolar dos alunos quanto a qualidade institucional das escolas, como infraestrutura e gestão.
Segundo a presidente da Associação De Olho no Material Escolar, Letícia Jacintho, “o SNE só fará sentido se garantir a autonomia de estados e municípios”. “A descentralização é o caminho para termos políticas educacionais mais eficientes e ajustadas às realidades locais. Qualquer tentativa de engessar esse processo significará um retrocesso para a educação brasileira”.
Perguntas e Respostas
Qual é o objetivo do projeto que cria o SNE (Sistema Nacional de Educação)?
O objetivo central do projeto é garantir que programas, planos e ações educacionais sejam elaborados em regime de colaboração entre a União, estados e municípios, estabelecendo padrões mínimos de qualidade na educação básica.
Quando será a votação do projeto no Senado?
A votação do projeto que cria o SNE está marcada para o dia 7 de outubro.
O que foi aprovado pelo Senado recentemente em relação ao SNE?
O Senado aprovou um requerimento de urgência para a votação do projeto que cria o SNE, que já havia sido aprovado anteriormente, mas precisa ser votado novamente devido a alterações feitas na Câmara dos Deputados.
Quais são as responsabilidades da União, estados e municípios no SNE?
A União será responsável por coordenar o SNE e prestar assistência técnica e financeira aos estados e municípios. Os estados devem pactuar com os municípios a oferta do ensino fundamental e apoiar financeiramente os entes locais. Já os municípios terão a missão de coordenar a educação infantil e fundamental em seu território, além de integrar programas suplementares como transporte e merenda.
Como será feita a avaliação da educação nacional?
A avaliação da educação nacional será coordenada pela União, em colaboração com os outros entes federados. O projeto prevê a Avaliação da Educação Básica, que analisará tanto o rendimento escolar dos alunos quanto a qualidade institucional das escolas, incluindo infraestrutura e gestão.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
