Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Senado aprova projeto de igualdade salarial entre mulheres e homens

O texto foi incluído na pauta desta quinta-feira (1º), um dia depois de ter sido aprovado nas comissões; a matéria vai para sanção

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Plenário do Senado durante sessão nesta quinta (1º)
Plenário do Senado durante sessão nesta quinta (1º)

O Senado aprovou nesta quinta-feira (1º) o projeto de lei que torna obrigatória a igualdade salarial entre mulheres e homens nas mesmas funções. O texto agora vai para a sanção presidencial, já que sofreu alterações em relação à proposta inicial do governo federal. No dia anterior, o projeto fora aprovado em três comissões — a de Direitos Humanos, a de Assuntos Sociais e a de Assuntos Econômicos (CAE). Houve, no entanto, necessidade de mudança no texto para garantir o resultado. 

A aprovação se deu por votação simbólica, processo em que os parlamentares se manifestam fisicamente. O presidente, ao anunciar a votação, convida os parlamentares a favor da matéria a permanecer sentados, devendo os que se posicionam contrariamente manifestar-se, normalmente, pelo ato de levantar um braço. Essa é a forma mais comum de votação. 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Senadores críticos ao projeto argumentaram que estabelecer uma isonomia das remunerações, como estava escrito no texto, é diferente de trazer equidade salarial e que essa equiparação pode causar distorções e impedir bonificações a trabalhadores que se destacarem em atividades.

Por isso, a votação chegou a ser adiada por 24 horas na CAE depois de um pedido de vista, com o objetivo de estabelecer uma nova rodada de conversas para chegar a um consenso.

Para conseguir alcançar um acordo, o governo enviou uma emenda de redação, quando não há alteração da matéria em si. Em vez de remuneração, o texto foi corrigido para "critérios remuneratórios". 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.