Senador defende convocação de reuniões durante recesso parlamentar para tratar sobre Venezuela
Presidente da Comissão de Relações Exteriores cita situação de brasileiros em território venezuelano e impactos nas fronteiras
Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

O presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), afirmou neste sábado (3) que acompanha com preocupação a situação na Venezuela e sugeriu convocar reuniões extraordinárias imediatas da Comissão durante o recesso parlamentar, caso necessário.
Nesta madrugada, a Venezuela foi alvo de uma ação militar dos Estados Unidos que capturou o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores.
“Defesa da democracia e o enfrentamento ao narcotráfico não autorizam a banalização do uso da força contra a soberania de um país e devem observar os marcos do Direito Internacional e os princípios da Organização das Nações Unidas”, escreveu em nota.
De acordo com o senador, a situação dos brasileiros em território venezuelano e os impactos imediatos nas regiões fronteiriças com o Brasil são motivos de grande preocupação.
Leia mais
Mais cedo, o ministro da Defesa, José Múcio, disse que não havia registro de brasileiros entre possíveis vítimas dos ataques dos EUA e que a fronteira estava “tranquila”.
Trad fala ainda em convocar reuniões extraordinárias da CRE e da Comissão Representativa do Congresso Nacional, formada por senadores e deputados.
“Defendo, se for necessária, a convocação imediata de reuniões extraordinárias da Comissão Representativa do Congresso Nacional e da CRE durante o recesso parlamentar”, disse.
A CRE está ciente de que os eventos estão em desenvolvimento e terão consequências de curto, médio e longo prazos.
A Comissão acompanha as manifestações de grandes potências ou países considerados aliados do governo de Nicolás Maduro, como China, Irã e Rússia.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














