Senador quer votar acordo entre Mercosul e União Europeia no Congresso até julho
Presidente da Comissão de Relações Exteriores, Nelsinho Trad, defende aprovação no primeiro semestre
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), disse nesta sexta-feira (9) que atuará para que o Congresso confirme o acordo entre o Mercosul e a União Europeia até o mês de julho.
Como forma de acelerar o avanço do acordo, Trad negocia a criação de uma subcomissão para acompanhar impactos do tratado assim que a mensagem presidencial for enviada ao Congresso.
“Meu compromisso é dar a celeridade que o setor produtivo exige. Meu foco de atuação é trabalhar para que esse acordo seja aprovado até julho”, afirmou o senador, que também é vice-presidente do Parlasul (Parlamento do Mercosul).
“Temos uma janela de oportunidade histórica e não vamos deixar esse trem passar”, completou, por meio de nota.
LEIA TAMBÉM
A ideia é que o grupo discuta o acordo para acelerar a votação. As etapas no Congresso começam assim que a mensagem do governo for enviada, com uma análise inicial da representação Brasileira no Parlasul, depois segue tramitação na Câmara, com análise das comissões de Relações Exteriores e a de Constituição e Justiça e do plenário.
Ao ser aprovado, o acordo seguirá ao Senado, e entre as votações, também passará pela comissão que trata assuntos exteriores, comandada por Trad, e pelo plenário.
Apesar das etapas, Trad considera que ao ser aprovado pelo Parlamento Europeu, o acordo poderá entrar em vigor enquanto segue sendo ratificado por países do Mercosul. Uma aprovação rápida no Brasil permitiria que o país passe a ser beneficiado assim que o trâmite for concluído.
“Uma vez ratificado pelo nosso Congresso, o acordo poderá vigorar entre Brasil e União Europeia, sem que o país fique parado esperando o tempo político de terceiros.”
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













