Senadores entregam relatório da CPI para Fux, presidente do STF
Cópias do documento, que pede indiciamento de 78 pessoas, haviam sido entregues mais cedo para TCU, PRDF e PGT
Brasília|Plínio Aguiar, do R7
Senadores da CPI da Covid entregaram, na tarde desta quinta-feira (28), cópia do relatório final aprovado pela comissão para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.
Participaram da agenda os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues, presidente e vice-presidente da CPI, respectivamente, além de Humberto Costa (PT-PE).
Mais cedo, cópias do documento foram entregues também para o Tribunal de Contas da União (TCU), Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF) e Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT).
O relatório final da comissão foi aprovado na noite da última terça-feira (26) por 7 votos a 4. A última versão do documento tem 1.289 páginas e 80 pedidos de indiciamento – 78 de pessoas e duas empresas.
A peça é o compilado de tudo o que foi apurado nos quase seis meses de reuniões no Senado, desde a abertura dos trabalhos, em 27 de abril deste ano. Além das sugestões de indiciamento, o texto traz pedidos de investigação. A partir do relatório, órgãos fiscalizadores estão sendo acionados pelos senadores para darem continuidade à apuração de possíveis crimes cometidos pelos citados.
Votaram a favor do texto Aziz, Rodrigues, Calheiros, Costa, Tasso Jereissati (PSDB-CE), Otto Alencar (PSD-BA) e Eduardo Braga (MDB-AM). Votaram contra Marcos Rogério (DEM-RO), Eduardo Girão (Podemos-CE), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Jorginho Mello (PL-SC).
Entre os principais pedidos de indiciamento estão o do presidente Jair Bolsonaro, o do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o do ex-ministro Eduardo Pazuello e o do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni. O único governador na lista de sugestões de indiciamento é Wilson Lima (PSC), do Amazonas.
Leia também
Há, ainda, os nomes do senador Flávio Bolsonaro e de vários deputados, como Ricardo Barros (PP-PR), Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP), Osmar Terra (MDB-RS) e Carlos Jordy (PSL-RJ).
Os senadores devem realizar um tour por algumas regiões do país a fim de apresentar o relatório a determinas entidades judiciais e ao MP. De acordo com Rodrigues, a previsão é que os membros da CPI visitem Rio de Janeiro e São Paulo entre os dias 10 e 11 de novembro.
A cúpula da CPI quer entregar o relatório também para o Tribunal Penal Internacional, em Haia (Holanda). Não há, contudo, previsão para a agenda.