Ministro Ricardo Lewandowski
Foto: Nelson Jr./SCO/STF (03/03/2020)O ministro Ricardo Lewandowski, vice-decano do STF (Supremo Tribunal Federal), fez elogios ao novo ministro da Corte, André Mendonça, que tomou posse nesta quinta-feira (16). Segundo Lewandowski, não há problema algum em Mendonça ser pastor evangélico e isso é uma grande virtude do novo colega.
“Eu não vi nenhum problema em ele ser religioso. Não é nenhum defeito ser religioso. Pelo contrário, é uma virtude. Porque quem é religioso cultiva valores, cultiva princípios e saberá, como ministro, cultivar os valores e princípios da Constituição Federal, que tem como pilar fundamental o princípio da dignidade da pessoa humana”, destacou Lewandowski.
O vice-decano do Supremo fez as declarações durante um culto de ação de graças, nesta noite, em uma igreja evangélica em Brasília, para celebrar o ingresso de Mendonça no STF. Lewandowski ressaltou o currículo de Mendonça, chamando-o de um “grande profissional” por ter sido advogado-geral da União nos dois primeiros anos de gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com Lewandowski, além de cumprir com os requisitos constitucionais para se tornar ministro do STF, Mendonça é uma pessoa de caráter. “Estou convencido de que o André tem caráter e prestará relevantes serviços ao nosso querido Brasil”, destacou.
O presidente Bolsonaro também compareceu à cerimônia, assim como alguns
integrantes do governo federal, como os ministros Milton Ribeiro (Educação), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Carlos Alberto França (Relações Exteriores), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Ciro Nogueira (Casa Civil), Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União) e Marcelo Queiroga (Saúde).