Servidores da UnB voltam às atividades presenciais nesta terça
Retorno ocorre após um ano e oito meses, pela pandemia; uso de máscara é obrigatório; passaporte de vacina será cobrado em 17/1
Brasília|Priscila Mendes, do R7, em Brasília
Despois de um ano e oito meses, servidores públicos concursados, terceirizados e estagiários retornaram às atividades presenciais na UnB (Universidade de Brasília), nesta terça-feira (7). Os trabalhos foram suspensos devido à pandemia de Covid-19. O uso de máscara é obrigatório em todos os ambientes. O passaporte de vacina só deverá ser cobrado na volta às aulas, em 17 de janeiro.
Leia também
O retorno gradual das atividades administrativas segue resolução do CAD (Conselho de Administração) aprovada no final de novembro. A determinação levou em conta o resultado preliminar de uma pesquisa social aplicada com membros da instituição. Os dados mostraram que 98% dos estudantes estão imunizados com pelo menos a primeira dose. Entre os técnicos, esse índice é de 97%, e entre os docentes, de 99%.
De acordo com a resolução do CAD, servidores responsáveis por cuidados com pais idosos ou com filhos de até 2 anos que não frequentam a escola poderão permanecer em home office.
Tabagistas, obesos e maiores de 60 anos também não precisarão voltar presencialmente, desde que apresentem autodeclaração. Quem se enquadrar nesses critérios, e ainda assim quiser retornar ao presencial, também deverá apresentar a autoceclaração à chefia imediata.
Passaporte da vacina
O passaporte de vacina só deverá ser cobrado na volta das aulas presenciais, no dia 17 de janeiro. Será necessário apresentar o documento para entrar em alguns espaços, como a Biblioteca Central e o Restaurante Universitário do campus Darcy Ribeiro.
O Plano Geral de Retomada da UnB não é impositivo. O documento prevê que as unidades tenham autonomia para estabelecer, por meio de decisão dos conselhos, que outros espaços dentro da universidade também exijam a apresentação do passaporte da vacina.
Escolas públicas
As aulas nas escolas públicas do Distrito Federal começarão em 14 de fevereiro e vão até 23 dezembro de 2022. O calendário letivo foi divulgado pela Secretaria de Educação no último dia 3 de dezembro. O recesso do meio do ano está previsto para ocorrer entre 12 e 28 de julho.
O cronograma completo ainda será publicada no Diário Oficial do DF. Ao todo, 458.805 estão matriculados na rede pública e devem ser afetados pela medida. O calendário escolar também foi impactado pelas mudanças no cronograma em função da pandemia de Covid-19.