Simone Tebet discute cortes no orçamento de 2024 com Haddad
A ministra disse que foi necessário cortar 36% das despesas da equipe econômica para ajustar a proposta orçamentária
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta quinta-feira (27) que foi necessário cortar 36% das despesas da equipe econômica do governo como forma de ajustar a proposta orçamentária para 2024. O projeto de lei que vai definir quanto dinheiro público o governo pode gastar no próximo ano vai ser enviado ao Congresso até o dia 31 de agosto.
A declaração de Tebet ocorreu após a ministra participar de uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ela anunciou ao ministro que foram cortados R$ 2,6 bilhões do orçamento da pasta comandada por ele.
Segundo a ministra, Haddad já sabia da redução no orçamento, e que o governo fez a opção de preservar recursos finalísticos da pasta para garantir a execução de políticas públicas e investimentos. Com isso, os cortes nas despesas obrigatórias devem ficar em torno de 1%.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
"Da mesma forma que a minha equipe mostrou de onde seriam os cortes no meu ministério, eu vim agora fazer essa gentileza com o ministro Haddad e mostrar de onde a equipe dele, com a nossa equipe, tirou ou tiraria esses valores", afirmou Tebet.
A ministra informou ainda que os cortes não são restritos à Fazenda. "Cortamos 30% das despesas discricionárias no Ministério do Planejamento e Orçamento", detalhou. Os remanejamentos têm como objetivo destinar mais recursos para políticas públicas, projetos de investimento, ações e programas de "ministérios finalísticos", como definiu Tebet.