Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Site oficial do GDF é alvo de ataque hacker nesta terça

Página traz imagem com palhaço armado e com máscara dos EUA; PCDF e tecnologia do governo já investigam a invasão

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Site do Governo do Distrito Federal é alvo de ataque hacker
Site do Governo do Distrito Federal é alvo de ataque hacker Site do Governo do Distrito Federal é alvo de ataque hacker

O site oficial do GDF (Governo do Distrito Federal) foi alvo de ataque hacker na tarde desta terça-feira (1º). De acordo com a mensagem, o autor da investida seria o grupo Paraná Cyber Mafia.

O R7 e a TV Record apuraram que a DRCC (Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos), da Polícia Civil do DF, já investiga o caso. Além disso, a equipe de tecnologia do DF está averiguando o ataque.

"Quem diria que um plugin desatualizado me daria acesso ao servidor do governo do Distrito Federal. Não adianta de nada esse firewall aí com esse plugin desatualizado. Alguém chama a equipe de TI do TSE para cuidar desse servidor aqui HAHAHAH Com certeza ficará inhackeavel", diz o texto do ataque.

"Achei que era em Brasília que o pessoal levava segurança a sério. Acho que me enganei. Paraná Cyber Mafia no topo. Tô de volta", acrescenta o grupo.

Publicidade

O ataque foi identificado por volta de 12h50. O aviso permanecia exposto na página pelo menos até as 13h20. Houve casos de usuários da internet que visualizaram uma página em branco no início da tarde desta terça.

A reportagem procurou o GDF para se pronunciar sobre o caso. Em nota, confirmou o ataque hacker, "que apenas alterou a imagem da página principal". "Diante disso, todo o sistema e os demais sites foram tirados do ar por questão de segurança. Não houve invasão aos sistemas dos governo nem comprometimento dos sistemas ou das informações. Nenhum dado do GDF nem de nenhum cidadão foi perdido ou corrompido. Ao longo do dia, todos os sites do GDF voltarão a funcionar", afirmou.

*Colaboraram Josiane Ricardo e Elijonas Maia, da Record TV

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.