Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governo reconhece situação de emergência em 10 cidades atingidas por desastres naturais

Com a medida, municípios ficam aptos a pedir verba federal para atender a população afetada; governo diz que não faltará recurso

Brasília|Do R7, em Brasília

Estiagem, seca e chuva intensa atinge sete estados
Estiagem, seca e chuva intensa atinge sete estados Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O governo federal reconheceu nesta quarta-feira (24) a situação de emergência em dez cidades atingidas por desastres naturais causados por estiagem, seca e chuvas intensas. Com a medida, os municípios estão aptos a solicitar recursos federais para atendimento à população afetada.

Os municípios de Curaçá, Marcionílio Souza e Santanópolis (BA); Catunda (CE); Caiçara do Norte (RN); e Talismã (TO) enfrentam a estiagem. Já Brasília de Minas (MG) e Soure (PA) foram afetadas pela seca.

Já o município de Itapirapuã Paulista (SP) foi atingido por um vendaval, enquanto a cidade de Monte Sião (MG) foi castigada por fortes chuvas.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, informou que não faltarão recursos do governo federal para atender a população que vive nas cidades incluídas na situação de emergência.


"A orientação do presidente Lula é dar todo o apoio necessário aos municípios atingidos por desastres, seja por excesso de chuvas, como no Sul e Sudeste, seja pela falta, como vem ocorrendo neste momento no Nordeste do país", disse.

Como solicitar recursos

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do governo federal para atendimento à população afetada.


As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Brasil bate recorde em desastres naturais

O Brasil registrou o maior número de ocorrências em desastres naturais em 2023. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram 1.161 registros, sendo 716 de origem hidrológica e 445 casos geológicos. A média foi de três desastres socioambientais como transbordamentos de rios e deslizamentos de terra por dia.


Os maiores desastres foram registrados em capitais e regiões metropolitanas localizadas na faixa leste do país. Além disso, o Cemaden emitiu 3.425 alertas, sendo 1.813 registros hidrológicos e 1.612 geohidrológicos. Esse foi o terceiro maior registro desde a criação do Centro, em 2011.

Os desastres naturais foram responsáveis pela morte de 132 pessoas. Além disso, 9.263 ficaram feridas, 74.787 desabrigados e 524.863 desalojados.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.