STF analisará na semana que vem se torna réus mais 131 denunciados por atos extremistas de janeiro
Desta vez, o tribunal vai julgar casos de suspeitos de instigar atos; denunciados foram presos em frente ao QG do Exército, em Brasília
Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília
O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal vai julgar, entre os dias 23 e 29 de maio, mais 131 denúncias de envolvimento nos atos extremistas do 8 de Janeiro. Este será o quinto conjunto de denúncias a serem analisadas. Desta vez, o tribunal só vai julgar casos de suspeitos de instigar os atos. Os denunciados foram presos em 9 de janeiro, em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.
Até o momento, o STF decidiu pela abertura de ações penais contra 795 pessoas acusadas de participação nos atos extremistas.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
No plenário virtual não tem discussão, os ministros apenas depositam seus votos. Se houver pedido de vista (mais tempo para avaliar o caso), o julgamento será suspenso. Caso ocorra um pedido de destaque (interrupção do julgamento), a decisão será levada ao plenário físico.
As denúncias fazem parte de diversos inquéritos que tramitam na Corte. Em um deles, há uma investigação sobre o planejamento e a responsabilidade intelectual dos atos. Em outro, são investigados os participantes da invasão que não foram presos em flagrante.