Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

STF diz que apagão cibernético afetou sistemas, mas principais serviços foram restabelecidos

Origem do problema parece estar dentro da CrowdStrike, empresa de segurança digital

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em BrasíliaOpens in new window

STF volta a julgar nesta sexta-feira validade da revista íntima em presídios Fellipe Sampaio/SCO/STF - 22/02/2021

O Supremo Tribunal Federal informou que foi afetado na madrugada desta sexta-feira (19) pelo apagão cibernético mundial causado por uma falha em um dos sistemas que utiliza, mas os principais serviços já foram restabelecidos. Segundo a Corte, por volta das 7h o portal do STF foi restabelecido. Segundo a Corte, os sistemas judiciais e administrativos já estão funcionando adequadamente.

Leia Mais

“Serviços de apoio, principalmente utilizados pelo público interno, ainda estão sendo reativados”, informou o STF.

Vários países sofreram nesta sexta-feira um apagão cibernético que atingiu empresas aéreas, de transportes, de mídias e companhias de telecomunicações. A Microsoft informou que sofreu uma falha que impede a utilização de softwares e serviços próprios. Este problema afeta empresas em todo o mundo.

“Estamos investigando um problema que impacta o acesso aos aplicativos do Microsoft 365 e a serviços”, informou a companhia nas redes sociais há algumas horas. Na página de status do Azure, plataforma de computação em nuvem da companhia americana, há a informação de que a falha começou na noite de quinta-feira (18), o que provocou paralisações em todo o centro dos EUA.


Em uma atualização mais recente, a Microsoft disse que conseguiu identificar a causa do problema e que está trabalhando para restaurar o acesso de todos os usuários.

Mas a origem de todo o problema parece estar dentro da CrowdStrike, empresa de segurança digital. Houve uma falha em um de seus sistemas de segurança — chamada de “Falcon”. Este software detecta invasões de sistemas e a falha aconteceu justamente neste ponto, e atingiu vários clientes, como a Microsoft, por exemplo.


Sistemas Brasileiros

No Brasil, ao menos quatro aplicativos de bancos brasileiros apresentam falhas. Ainda não se sabe se as falhas nos bancos do país têm relação com este evento. As notificações ganharam tração após às 6h (de Brasília), horário em que os relatos sobre o apagão global começaram.

O Hospital Sírio Libanês e o HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) apresentaram lentidão em seus respectivos sistemas por conta do apagão cibernético

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.