Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

STF elogia recondução de Gonet para comandar a PGR

Gonet foi aprovado pelo Senado para um novo mandato de dois anos à frente da PGR

Brasília|Da Agência Brasil

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Paulo Gonet foi reconduzido ao cargo de procurador-geral da República pelo Senado com 45 votos a favor.
  • O ministro Alexandre de Moraes elogiou a trajetória de Gonet e sua contribuição para a Justiça e a democracia.
  • Gonet terá como prioridade o combate às organizações criminosas no Brasil.
  • Ele é um jurista reconhecido, autor de um importante livro de Direito Constitucional e atua na PGR desde 1987.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

CCJ SABATINA PROCURADOR PAULO GONET
Paulo Gonet vai continuar à frente da PGR por mais dois anos TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - 12.11.2025

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) cumprimentaram nesta quinta-feira (13) o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pela recondução ao cargo de chefe da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Por 45 votos favoráveis e 26 contrários, o plenário do Senado aprovou nessa quarta-feira (12) a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que Gonet continue no comando do órgão por mais 2 anos.


O vice-presidente do STF, ministro Alexandre de Moraes, destacou a trajetória de Gonet e citou que o procurador passou em primeiro lugar no concurso para o órgão e sempre honrou a instituição e a Justiça.

“Tenho certeza de que, não somente o Ministério Público, a Justiça se engrandecem com a recondução, mas também toda a sociedade brasileira continuará a contar na chefia dessa importantíssima instituição, um importante jurista e um trabalhador incansável no fortalecimento da democracia e do Estado Democrático de Direito”, destacou Moraes.


leia mais

O ministro acrescentou que Paulo Gonet terá como desafio o combate às organizações criminosas no país.

“Gonet já definiu o combate às organizações criminosas como meta prioritária do Conselho Nacional do Ministério Público”, disse.


O ministro Flávio Dino também destacou a carreira de Gonet como jurista e cumprimentou o Senado pela aprovação.

“É um doutrinador que se insere entre os mais vendidos do Brasil, portanto, um dos mais lidos do Brasil. Além de exercer com brilho a função de chefe do Ministério Público da União, é também um jurista reconhecido por todos nós”, disse.


Perfil

Paulo Gustavo Gonet Branco é um dos 74 subprocuradores da República em atuação na PGR.

Gonet entrou no MPF (Ministério Público Federal) em 1987. É formado em direito pela UnB (Universidade de Brasília), onde também obteve título de doutorado.

Ele é autor do livro Curso de Direito Constitucional, escrito em parceria com o ministro Gilmar Mendes.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.