Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília
‌

STF marca para dezembro julgamento do núcleo 2 da trama golpista

Grupo é acusado de organizar ações para sustentar a tentativa de permanência ilegítima de Bolsonaro no poder

Brasília|Da Agência Brasil

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Primeira Turma do STF agendou o julgamento do Núcleo 2 da trama golpista para dezembro.
  • Seis réus são acusados de organizar ações para manter Bolsonaro no poder ilegitimamente.
  • Os crimes incluem organização criminosa armada e golpe de Estado.
  • Outros núcleos também serão julgados ainda este ano, com datas específicas já marcadas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Silvinei Vasques (ex-diretor da PRF) e Filipe Martins (ex-assessor de Bolsonaro) são réus do núcleo 2 Campanato/Agência Brasil/Arquivo e Reprodução/Redes Sociais/Arquivo

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) marcou para dezembro o julgamento dos réus do núcleo 2 da trama golpista ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro. O julgamento foi agendado para os dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro.

O núcleo 2 é formado por seis réus, acusados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de organizar ações para sustentar a tentativa de permanência ilegítima de Bolsonaro no poder, em 2022.

‌

Veja mais

Os acusados respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

São réus do núcleo 2:

‌
  • Filipe Martins (ex-assessor de assuntos internacionais de Bolsonaro);
  • Marcelo Câmara (ex-assessor de Bolsonaro);
  • Silvinei Vasques (ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal);
  • Mário Fernandes (general do Exército);
  • Marília de Alencar (ex-subsecretária de Segurança do Distrito Federal);
  • Fernando de Sousa Oliveira (ex-secretário adjunto da Secretaria de Segurança do Distrito Federal)

Outros núcleos

Até o momento, somente o núcleo 1, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus, foi condenado.

Além do núcleo 2, serão julgados ainda neste ano os núcleos 3 e 4. O julgamento do núcleo 4 será iniciado nesta terça-feira (14). O grupo 3 começará a ser julgado no dia 11 de novembro.

‌

O núcleo 5 é formado pelo empresário Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo. Ele mora dos Estados Unidos e não apresentou defesa no processo. Dessa forma, não há previsão para o julgamento.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.