Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

STF vai enfatizar punições a golpistas em evento de aniversário do 8 de Janeiro

Cerimônia do tribunal relembra os ataques às sedes dos Três Poderes, destaca condenações e reforça a defesa da democracia

Brasília|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O STF realizará um evento em 8 de janeiro para marcar o terceiro aniversário dos ataques golpistas de 2023.
  • A cerimônia enfatizará as condenações e prisões dos envolvidos na tentativa de golpe, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • O único acusado restante a ser julgado é o blogueiro Paulo Figueiredo, que está foragido nos EUA.
  • A programação inclui uma exposição, documentário e rodas de conversa e debates com especialistas sobre a defesa da democracia.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Conduzido pelo presidente da Corte, Edson Fachin, evento contará com exposição e documentário ABC do ABC

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai realizar um evento na quinta-feira (8) para lembrar o terceiro aniversário do 8 de janeiro de 2023. A ideia é ressaltar a gravidade da tentativa de golpe de Estado ocorrida no Brasil e as condenações e prisões impostas aos culpados.

O tribunal concluiu no ano passado o julgamento dos acusados da trama golpista. Como resultado, foram presos o ex-presidente Jair Bolsonaro, integrantes da gestão dele e detentores de altas patentes das Forças Armadas.


Falta julgar apenas o blogueiro Paulo Figueiredo, que está foragido nos Estados Unidos. A expectativa é de que a denúncia contra ele seja recebida neste semestre e, ao fim da ação penal, ele também seja condenado por participar da tentativa de golpe.

Leia mais

A cerimônia começará às 14h30 e será conduzida pelo presidente da Corte, Edson Fachin. Os demais ministros foram convidados, mas a lista de confirmações não foi divulgada. Como o tribunal está em recesso até fevereiro, é provável que nem todos compareçam.


Fachin vai inaugurar a exposição “8 de janeiro: mãos da reconstrução”. Em seguida, será exibido o documentário “Democracia inabalada: mãos da reconstrução”. Haverá também uma roda de conversa com profissionais da imprensa e uma mesa redonda sobre o dia em que foram invadidas as sedes dos Três Poderes em Brasília.

Os palestrantes serão o teólogo e pesquisador Ronilso Pacheco, o historiador Carlos Fico, a advogada e cientista social Juliana Maia Victoriano da Silva e o jornalista e pesquisador Felipe Recondo Freire.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.