Suspeitos de financiar 8 de Janeiro são alvo da PF, que cumpre 47 mandados em 11 estados e no DF
Operação Lesa Pátria chega em sua 23ª fase e é deflagrada no dia em que o ataque aos Poderes, em Brasília, completa um ano
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, e Pedro Canguçu, da Record, em Brasília
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (8), a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que financiaram e fomentaram a invasão ocorrida nas sedes dos Três Poderes, em 8 de Janeiro de 2023 (veja imagens abaixo). Nesta fase, foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) 47 mandados judiciais (46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva), nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.
Segundo comunicado divulgado pela PF, foi "determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados". Apura-se também que os valores dos danos causados ao patrimônio público em 8 de Janeiro de 2023 possam chegar à cifra de R$ 40 milhões. Em tese, os fatos constituem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas. A última ação, 22ª, foi deflagrada em novembro de 2023, com 25 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, também expedidos pelo STF, nos estados de Santa Catarina e Minas Gerais.
Confira, abaixo, os mandados judiciais por Estado:
Mandados de busca e apreensão:
BA - 02
DF - 05
GO - 02
MA - 04
MG - 02
MT - 10
PR - 01
RO - 01
RS - 13
SC - 02
SP - 01
TO – 03
Mandados de prisão preventiva:
BA - 01
Leia também
8 de Janeiro
Os atos extremistas que depredaram as sedes dos Três Poderes completam um ano nesta segunda-feira (8). Desde então, 66 das mais de 2 mil pessoas inicialmente detidas seguem presas. Dessas, 8 já foram condenadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), 33 são rés denunciadas como executoras dos atos, e 25 seguem presas a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), por suspeita de financiarem ou incitarem os crimes.
" gallery_id="6581b748416eb97e51000d6d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/brasilia/suspeitos-de-financiar-8-de-janeiro-sao-alvo-da-pf-que-cumpre-47-mandados-em-11-estados-e-no-df-08012024"]
No total, 30 pessoas já foram condenadas pelo STF a penas que variam de 3 anos de detenção em regime aberto a 17 anos de prisão em regime inicialmente fechado. Os vândalos picharam paredes, quebraram vidros, incendiaram carpetes, danificaram obras de arte e furtaram objetos em exposição. Algumas esculturas e móveis históricos não foram recuperados e não podem ser repostos.