TCU dá aval para ampliar concessão do Aeroporto de Guarulhos
Corte ainda autorizou incluir aeroportos regionais no GRU Airport
Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília
O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou a prorrogação da concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, localizado em São Paulo, à GRU Airport. A prorrogação foi permitida por mais um ano e quatro meses em troca de investimentos novos, a exemplo da ampliação do terminal 3 de passageiros.
Agora a concessão, que se encerraria em 11 de julho de 2033, só termina em 23 de novembro de 2034. Aprovado na quarta-feira (23), o documento ainda prevê a inclusão de 28 aeroportos regionais no contrato da GRU.
Leia mais
O acórdão ainda diz que a concessionária deve investir R$ 1,4 bilhão no aeroporto para melhorias nos pátios de aeronaves e dos táxis, além da expansão dos terminais e aprimoramento da segurança, entre 2025 e 2029.
A prorrogação pode ser estendida por mais cinco anos, tempo máximo permitido pela lei brasileira. Se isso ocorrer, o contrato se encerraria em 2037.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os investimentos fortalecerão a infraestrutura portuária brasileira. O ministro negocia a ampliação da concessão desde 2023.
“Foi uma decisão construída com muito diálogo para garantir a melhor solução para o país. Não tenho dúvida que estes investimentos privados adicionais serão fundamentais para o fortalecimento da infraestrutura aeroportuária brasileira”, considerou.
Confira os estados dos aeroportos regionais, que devem ser incluídos na concessão da GRU Airport:
- São Paulo;
- Paraná;
- Bahia;
- Maranhão;
- Pará;
- Piauí;
- Pernambuco;
- Amapá.