Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TJDFT suspende liminar que garantia trabalho remoto na CLDF

A CLDF argumentou que a decisão pelo trabalho remoto invadia as competências política e administrativa exclusivas do Legislativo 

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Entrada principal da CLDF
Entrada principal da CLDF Entrada principal da CLDF

O (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), desembargador Romeu Gonzaga Neiva, suspendeu a liminar que garantia o trabalho remoto para os funcionários da CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal).

O magistrado deu razão ao argumento da Casa, de que a decisão anterior “invadiu competência política e administrativa exclusivas do Poder Legislativo local para tratar das políticas internas voltadas ao enfrentamento da pandemia decorrente da Covid-19”.

A 8ª Vara de Fazenda Pública do tribunal havia decidido — em favor do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do Distrito Federal —, suspender os atos normativos da Mesa Diretora que instituíram a volta do trabalho presencial na Casa na última quinta-feira (3).

Leia também

A CLDF entrou com recurso pedindo a derrubada da liminar e afirmou, também, que toma medidas sanitárias para evitar a propagação do vírus em seus ambientes. O magistrado entendeu que “não se pode descurar [negligenciar] da necessidade de preservação da ordem pública invocada pela requerente”.

Publicidade
A decisão liminar%2C ao sustar os efeitos dos mencionados atos normativos editados pela Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal%2C acabou por impor restrições ao funcionamento da instituição%2C invadindo%2C por conseguinte%2C sua autonomia política e administrativa

(Desembargador Romeu Gonzaga Neiva - presidente do TJDFT)

Deputado Jorge Vianna discursa sem máscara durante sessão na CLDF
Deputado Jorge Vianna discursa sem máscara durante sessão na CLDF Deputado Jorge Vianna discursa sem máscara durante sessão na CLDF

Os servidores da Casa entraram com um pedido na Justiça para garantir o direito de trabalhar de casa depois que o distrital Jorge Vianna (Podemos) revelou estar com Covid-19 após discursar sem máscara. Vianna assumiu a secretaria da Mesa Diretora na solenidade de abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa na terça-feira (1º) e tirou a máscara para discursar.

Na quarta-feira (2), por meio das redes sociais, o parlamentar afirmou que tirou a proteção apenas durante a fala na tribuna, "e com todos os cuidados, pois após cada fala de parlamentar servidores fazem a assepsia nos microfones".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.