Brasília TRE-DF diploma deputados, senadora e governador eleitos

TRE-DF diploma deputados, senadora e governador eleitos

Cerimônia garante que os vencedores das eleições tomem posse; com Covid, o governador Ibaneis foi diplomado por procuração

  • Brasília | Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

TRE-DF realiza a diplomação dos candidatos vencedores nas eleições de 2022 no Distrito Federal

TRE-DF realiza a diplomação dos candidatos vencedores nas eleições de 2022 no Distrito Federal

Reprodução / YouTube

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) diplomou, nesta segunda-feira (19), os vencedores das eleições de 2022. O governador reeleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), não participou da solenidade, pois teve diagnóstico positivo de Covid-19, no domingo (18). O advogado de Ibaneis, Bruno Rangel, recebeu o diploma por procuração. A cerimônia de diplomação marca o fim do processo eleitoral e deixa o político habilitado para a posse.  

O Distrito Federal elegeu 35 candidatos em outubro. São 24 deputados distritais, oito deputados federais e uma senadora, além do governador e da vice-governadora. Entre eles, 15 foram reeleitos e serão reconduzidos ao cargo. São eles o governador Ibaneis, os deputados federais Bia Kicis (PL), Erika Kokay (PT) e Júlio César Ribeiro (Republicanos), além de 12 distritais (veja a relação abaixo).

A senadora eleita Damares Alves (Republicanos) destacou a participação feminina nas eleições de 2022. "Essa eleição foi das mulheres. Preciso destacar que foi a eleição em que as mulheres deram o tom. [...] Essas mulheres se superaram. Eram mais de 200 mulheres candidatas a deputada distrital, mais de 60 candidatas a deputada federal, quatro ao Senado e duas ao Governo do Distrito Federal. Parabéns às mulheres que participaram do pleito. [...] Sonho com o pleito em que a mulher não seja xingada. As mulheres fizeram bonito. Sonho que mais mulheres venham para a disputa eleitoral no Brasil. Queremos mais mulheres na política", disse a senadora.

O deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos) já foi distrital e se reelegeu como deputado federal. Ele agradeceu à população pela segunda legislatura na Câmara. "Que fique registrado meu agradecimento às 76 mil pessoas que votaram na gente", disse. O jornalista e deputado eleito Fred Linhares, colega de partido de Julio Cesar, destacou que, há cinco meses, não imaginava concorrer às eleições. Ele agradeceu aos eleitores e à mãe, que o acompanhou à cerimônia.

O deputado federal eleito Gilvam Máximo (Republicanos) credenciou sua vitória ao trabalho exercido à frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do DF. "É um sonho realizado, resultado de muito trabalho, do meu trabalho à frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Foi um milagre minha eleição e credencio a Deus eu estar aqui. Nunca na história teve um deputado federal eleito com 20.100 votos. Vamos trabalhar muito, honrar cada voto", afirmou.

A vice-governadora eleita, Celina Leão (PP), disse que fará um mandato de parceria com Ibaneis e dará o olhar da mulher ao governo. "Esse é um governo de inovar, ampliar. Tenho certeza que o governador vai consagrar o trabalho dele nesse segundo mandato", frisou. 

Nas últimas semanas, desembargadores do TRE-DF fizeram um multirão para julgar as contas dos candidatos e garantir a sessão solene de diplomação antes do recesso forense. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. De acordo com o presidente da corte eleitoral, o desembargador Roberval Belinati, o ato simboliza “o coroamento” da realização de eleições “limpas, justas e transparentes”.

“A cerimônia atesta não somente o êxito dos candidatos eleitos pelo povo, mas a capacidade dessa Justiça Eleitoral Especializada em conduzir esse processo eleitoral de forma a garantir a higidez democrática”, afirmou Belinati. De posse do documento, em 1º de janeiro os eleitos tomarão posse.

Confira a lista de deputados distritais eleitos e reeleitos no DF nas eleições de outubro:

 Chico Vigilante (PT) - reeleito

 Daniel Donizet (PL) - reeleito

 Dayse Amarilio (PSB) - eleita

 Eduardo Pedrosa (União Brasil) - reeleito

 Fábio Felix (PSOL) - reeleito

 Gabriel Magno (PT) - eleito

 Iolando Almeida de Souza (MDB) - reeleito

 Jane Klebia do Nascimento (Agir) - eleita

 Jaqueline Silva (Agir) - reeleita

 Joaquim Roriz Neto (PL) - eleito

 João Cardoso (Avante) - reeleito

 João Hermeto (MDB) - reeleito

 Jorge Viana (PSD) - reeleito

 Martins Machado (Republicanos) - reeleito

• Max Maciel (PSOL) - eleito

 Pastor Daniel de Castro (PP) - eleito

 Paula Belmonte (Cidadania) - eleita

 Pedro Paulo de Oliveira (PP) - eleito

 Robério Negreiros (PSD) - reeleito

 Rogério Morro da Cruz (PMN) - eleito

 Roosevelt Vilela (PL) - reeleito

 Thiago Manzoni (PL) - eleito

- Ricardo Vale (PT) - eleito

 Wellington Luiz (MDB) - eleito

Últimas