Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

TRF-5 anula busca e apreensão realizada contra Ciro Gomes

Político foi alvo de ação da PF sob acusação de envolvimento em irregularidades na construção da Arena Castelão

Brasília|Do R7

Ciro Gomes foi ex-governador do Ceará e é atual pré-candidato à presidência.
Ciro Gomes foi ex-governador do Ceará e é atual pré-candidato à presidência. Ciro Gomes foi ex-governador do Ceará e é atual pré-candidato à presidência.

O TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região) anulou uma ação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal contra o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT). Por unanimidade, a Quarta Turma da Corte atendeu um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Ciro.

Na ação, Ciro foi acusado de se envolver em suposto desvio de verba na construção da Arena Castelão, em 2014, na cidade de Fortaleza, uma das sedes da Copa do Mundo realizada naquele ano. Os magistrados entenderam que não existiam provas suficientes para a realização de buscas contra Ciro Gomes.

Uma das justificativas aceitas pelo Tribunal foi o tempo entre a apuração das supostas e irregularidades e a realização de buscas: mais de sete anos. As obras da arena ocorreram entre 2010 e 2013. Na ocasião, o irmão dele, Cid Gomes, era governador do Ceará.

Leia também

Cid também foi alvo da operação e, com Ciro, teve os sigilos telefônico e bancários quebrados. Pelas redes sociais, o ex-governador comemorou o resultado. "Mesmo nos momentos de maior indignação, nunca duvidei de que a verdade e a justiça prevalecessem sobre o arbítrio, a manipulação e a prepotência. Esta decisão do TRF-5 honra o judiciário brasileiro", escreveu Ciro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.