Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

TSE inicia testes das urnas para 2026 com recorde no número de propostas públicas

Procedimento, adotado desde 2009, visa garantir a credibilidade dos equipamentos eleitorais

Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Início do Teste Público de Segurança das Urnas Eletrônicas para as eleições de 2026.
  • Registro de 149 propostas da sociedade, com 38 aceitas para verificação.
  • Participação de 31 pessoas na execução dos planos e testes, visando eleições seguras.
  • Maior número de inscritos na história do evento, com 151 interessados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ministra Cármen Lúcia informou que mais de 30 pessoas executarão os planos Bruna Pauxis, do R7, em Brasília - 01.12.2025

O Teste Público de Segurança das Urnas Eletrônicas para as eleições de 2026 começou nesta segunda-feira (1°) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), marcando a edição que mais recebeu propostas da sociedade desde sua criação em 2009.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, informou, durante a abertura do evento, que foram apresentadas um total de 149 ideias, das quais 38 foram aceitas. Ao longo da semana, mais de 30 pessoas executarão os planos submetidos ao TSE para verificar a credibilidade e a segurança dos sistemas eleitorais.


Veja mais

“Desta vez, nós tivemos o maior número de investigadores e propostas que vieram para o nosso conhecimento”, afirmou a ministra, ressaltando a importância do procedimento que será feito até sexta-feira (5).

Cármen Lúcia destacou o papel dos participantes para assegurar uma eleição segura. “Neste teste, teremos 31 pessoas atuando durante essa semana, que farão, portanto, a verificação, o teste dos sistemas e a apresentação de propostas, para que a gente tenha uma eleição no ano que vem, mais uma vez, segura, tranquila, transparente e, acima de tudo, para o sossego da eleitora e do eleitor brasileiro.”


Teste de Urnas

O Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais é realizado desde 2009. Tornou-se obrigatório em 2016 e é disciplinado pela Resolução TSE nº 23.444, de 30 de abril de 2015.

Neste ano, o TSE recebeu pedidos de 151 pessoas interessadas em participar do evento, o que representa o maior número de inscritos na história do país.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.