Ucrânia diz que russos estão saqueando ajudas humanitárias
De acordo com o encarregado de Negócios da embaixada do país no Brasil, os militares da Rússia estão autorizados a roubar
Brasília|Giovana Cardoso*, do R7, em Brasília
A Embaixada da Ucrânia no Brasil acusou, nesta quinta-feira (24), os militares russos de saquearem as ajudas humanitárias e pertences de civis ucranianos. Segundo as informações passadas pelo encarregado de Negócios da instituição, Anatoly Tkach, problemas de logística levaram o governo russo a autorizar os militares a serem autossuficientes. "Os soldados russos estão autorizados a roubar", disse o diplomata.
O encarregado alegou que a Rússia estaria mobilizando cidadãos de Donetsk e Luhansk, regiões separatistas da Ucrânia. "Essas pessoas estão sendo usadas como buchas de canhão", falou.
A embaixada reafirmou a necessidade de ajuda humanitária para o país e considerou o conflito "uma guerra contra mulheres, crianças e idosos". Atualmente, apenas sete dos nove corredores humanitários negociados estão funcionando.
Após um mês desde o início da guerra, já foram registradas quase mil mortes de civis. De acordo com a embaixada, os dados são de agências da ONU, estão subestimados e "não refletem a realidade".
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro