'Última alternativa’, diz Ibaneis sobre aumento de impostos em caso de queda na arrecadação
O governador do Distrito Federal afirmou que o GDF prevê a tomada de medidas que ajudem no aumento da arrecadação
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou neste sábado (29) que vai tentar aumentar a arrecadação do DF sem ter que provocar uma alta nos impostos. Segundo Ibaneis, o aumento dos tributos será a “última alternativa” para que haja um equilíbrio das contas públicas.
“A queda de arrecadação do Distrito Federal é uma queda que aconteceu em quase todo o país, por conta da queda do ICMS dos combustíveis. A queda em relação à expectativa que nós tínhamos foi menor do que a gente esperava”, disse o governador durante um evento com empresários.
Ibaneis ainda comentou que o governo prevê a tomada de medidas que podem contribuir com a arrecadação no Distrito Federal, entre elas a divulgação do Nota Legal e realização de programas para restabelecer receitas de empresas.
Em maio, o governador havia determinado o contingenciamento orçamentário de R$ 1 bilhão referente a este ano. Na época, o governo informou que a medida era justificada pela pela “necessidade de manter o equilíbrio fiscal, atender às despesas obrigatórias dos órgãos e entidades que integram os Orçamentos Fiscal”.