Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Um dos últimos recados da rainha Elizabeth 2ª foi ao Brasil; confira

Sua Majestade recordou a viagem que fez ao Brasil em 1968 e desejou felicitações pelos 200 anos da Independência

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Rainha Elizabeth enviou felicitações ao Brasil pelos 200 anos da Independência
Rainha Elizabeth enviou felicitações ao Brasil pelos 200 anos da Independência Rainha Elizabeth enviou felicitações ao Brasil pelos 200 anos da Independência

Um dos últimos recados públicos dados pela rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, que morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos, foi a mensagem ao povo brasileiro pelos 200 anos da Independência do Brasil, data comemorada em diversas capitais do país na última quarta-feira (7).

O comunicado foi transmitido pela embaixadora interina da Grã-Bretanha em Brasília, Melanie Hopkins, em sua conta nas redes sociais. Na mensagem, a rainha recordou a viagem que fez para o Brasil em 1968 e disse desejar que ambos os países continuassem a trabalhar com esperança e determinação para "superar" os desafios globais.

"Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos", afirmou a rainha Elizabeth.

Para a embaixadora interina da Grã-Bretanha em Brasília, o recado da rainha é um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido. "É com enorme alegria que compartilho uma bela mensagem enviada por Sua Majestade, a rainha Elizabeth 2ª, ao povo brasileiro, representado pelo presidente da República. É mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido, uma parceria de 200 anos", escreveu Melanie.

Publicidade

Elizabeth 2ª reinou durante 70 anos e quase quatro meses, um recorde na história britânica. O recorde anterior pertencia à sua tataravó, a rainha Victoria, que reinou durante 63 anos, sete meses e dois dias – de 20 de junho de 1837 à sua morte, em 22 de janeiro de 1901.

Durante suas sete décadas de reinado, Elizabeth 2ª deu diversas voltas ao mundo. A monarca realizou mais de 150 visitas a países da Commonwealth. O jornal britânico Daily Telegraph calculou que ela percorreu o equivalente a 42 voltas ao mundo antes de parar de viajar ao exterior, em 2015, aos 89 anos. Sua viagem mais longa durou 168 dias (de novembro de 1953 a maio de 1954), quando ela visitou 13 países.

Publicidade

Os membros da família real começaram se reunir em Balmoral, na Escócia, após o Palácio de Buckingham ter divulgado, nesta quinta-feira (8), um comunicado em que dizia que a rainha Elizabeth 2ª estava sob supervisão médica e que os médicos estavam "preocupados" com a saúde da monarca, de 96 anos.

O comunicado sobre a saúde foi publicado depois de Elizabeth 2ª ter saído de um de seus compromissos, na quarta-feira (7), com a recomendação médica de descansar. No dia anterior, a rainha havia nomeado a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Com problemas de mobilidade, essa foi a primeira vez que o encontro com a pessoa escolhida para liderar o Parlamento não aconteceu em Londres.

Na tarde desta quinta-feira (8), o perfil da família real informou que Elizabeth 2ª morreu, aos 96 anos, em seu castelo em Balmoral, na Escócia, onde passava as férias desde julho. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.