UnB realiza ciclo de estudos sociais em parceria com Embaixada do Equador
Professores equatorianos ministram até julho na universidade aulas sobre ciências sociais, evolução histórica e cenário político
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
Uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e a embaixada do Equador promove a vinda a Brasília de professores equatorianos para ministrar aulas sobre a América-Latina. São apresentções — presenciais e virtuais — sobre assuntos das áreas de ciências sociais, evolução histórica e cenário político contemporâneo do país. O Ciclo de Estudos Comparados começou nesta quarta-feira (29) e continua até o mês de julho.
De acordo com os organizadores, é a primeira vez que um ciclo de estudos relacionado a um país específico será ministrado na UnB e a ideia é promover a integração e a colaboração entre os pesquisadores latino-americanos. Segundo a professora Elaine Nogueira, antropóloga e chefe do departamento de estudos latino-americanos da universidade, o intercâmbio é um avanço para a graduação na instituição.
O doutor e mestre em relações internacionais pela Universidade de Miami, Adrián Bonilla Soria, é o primeiro professor convidado. Ele falará sobre a relação entre a Europa e a América Latina, no auditório da reitoria da UnB.
“Eu acredito que se existe uma marca do pensamento latino-americano, que está sempre em construção, é o encontro. Nós precisamos desses encontros e trocas de ideias, e depois escrevemos. Primeiro olhamos nos olhos uns dos outros, nos encontramos, escrevemos, produzimos, debatemos. É muito inovadora essa possibilidade de promover esse encontro, mesmo que se forma virtual, com outros intelectuais da América Latina e acredito que isso fortaleça e motive nossos profissionais e estudantes”, explica a antropóloga.
Leia também: Embaixada da Itália recebe alunos para celebrar Dia do Lixo Zero
Durante a cerimônia, foi anunciado que uma parceria semelhante com a embaixada do Peru está prevista para o segundo semestre deste ano.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.