Brasília Vacinação contra poliomielite atinge apenas 78,2% das crianças no DF

Vacinação contra poliomielite atinge apenas 78,2% das crianças no DF

Meta, que não é batida há 4 anos, é imunizar 95% das crianças. Dia Mundial de Combate à doença é neste domingo (24)

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Este domingo (24) é o Dia Mundial de Combate à Poliomielite

Este domingo (24) é o Dia Mundial de Combate à Poliomielite

Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil

A cinco dias para o fim da campanha de multivacinação no DF, o índice de crianças de até 5 anos imunizadas contra a poliomielite ainda está em 78,2%, segundo a secretaria de Saúde. A taxa se aproxima do nível de 2015, quando 74,92% do público foi vacinado. O ano foi o de menor imunização da série histórica contra a infecção na capital federal, que começou em 1994. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% de cobertura vacinal.

O dia 24 de outubro marca o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil. Nos últimos quatro anos, a cobertura vacinal no Distrito Federal ficou abaixo da meta.

Para ampliar a cobertura vacinal contra 18 doenças do calendário, entre elas, a polio, o governo federal lançou em 1º de outubro a campanha de multivacinação, que ocorre nos postos de saúde de todo o país. O 'dia D' da iniciativa foi em 16 de outubro.

No mês da campanha, apenas 226 vacinas contra a poliomielite foram ministradas no DF. Em setembro, foram 10.076. Em todo o ano, 113.435 doses foram aplicadas. A poliomielite é uma doença considerada eliminada no continente americano. O último caso registrado no Brasil foi em 1989. No DF, a última notificação ocorreu em 1987.

A polio é uma doença infecto-contagiosa, e pode ser adquirida pelo contato com fezes ou secreções de pessoas contagiadas. Nos casos mais graves, a infecção evolui para a paralisia dos membros inferiores. O poliovírus pode contaminar vias públicas e objetos, sobretudo em áreas onde o saneamento básico é precário.

A vacina é aplicada aos dois, quatro e seis primeiros meses de vida do recém-nascido. Depois, é administrado o reforço em duas doses aos 15 meses de idade e aos quatro anos. Os postos de saúde para vacinação contra a polio estão listados no site da secretaria de Saúde do DF (clique aqui para acessar).

Últimas