Vacinação infantil para gripe e sarampo é antecipada no DF
Público de 6 meses a menores de 5 anos já pode ser imunizado; neste sábado (30) será o Dia D de vacinação contra a gripe
Brasília|Do R7, em Brasília
Para assegurar a vacinação das crianças contra a gripe e o sarampo, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal decidiu antecipar a imunização desse público em uma semana. As doses já estão sendo aplicadas.
A campanha para o sarampo começaria neste sábado (30), e a da gripe, na terça-feira (3). Contudo, as crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos que forem aos postos de saúde podem adiantar a dose e preencher a caderneta de vacinação.
"Para que não sejam perdidas as oportunidades de vacinação desse grupo, preferimos adiantar", afirma a gerente substituta de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar, Fernanda Ledes.
A meta da secretaria é vacinar pelo menos 90% de cada grupo do público-alvo contra o vírus influenza, causador da gripe. Ao todo, 1.086.550 de moradores estão aptos a se imunizar. No caso do sarampo, o objetivo é atingir a cobertura vacinal de 95% das 182.357 crianças.
No sábado, ainda está marcado o Dia D de vacinação contra a gripe. Na ocasião, os grupos prioritários, que só seriam vacinados em datas mais adiante, poderão antecipar a imunização. Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde foram o primeiro grupo a ser incluído na campanha.
Com isso, professores, indígenas, grávidas e puérperas, doentes crônicos, pessoas com deficiência, profissionais da segurança e sistema prisional, caminhoneiros, rodoviários, portuários, presos e adolescentes em medida socioeducativa podem tomar a dose.