Vagão do Metrô-DF pega fogo em Águas Claras; veja vídeo
Metrô-DF informou trem estava sendo recolhido para manutenção; serviço ficou interrompido por pelo menos uma hora
Brasília|Giovana Cardoso e Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
Um vagão do metrô pegou fogo no início da tarde desta sexta-feira (12) próximo a estação Águas Claras, no sentido Samambaia, no Distrito Federal. Imagens obtidas pela RECORD mostram o momento em que as chamas tomam conta do espaço.
Ao R7, o Metrô-DF afirmou que um dos trens que estava sendo recolhido para manutenção apresentou fumaça. A companhia informou que os vagões estavam vazios no momento do incêndio.
A circulação dos trens foi interrompida após o incidente. Todas as estações permaneceram abertas, "aguardando equipe técnica liberar a via", informou o Metrô-DF. Segundo a companhia, o fogo havia sido controlado às 12h30. O serviço foi retomado por volta das 13h10.
"A companhia aguarda a liberação da via no trecho onde houve o incidente para recolher o trem. Usuários com destino a Samambaia devem fazer o transbordo (troca de trens) na estação Águas Claras", disse a companhia.
O Corpo de Bombeiros informou que uma espuma química foi necessária para o controle do incêndio. “O trem estava seguindo sentido Águas Claras-Taguatinga para ser recolhido e foi atingido um dos quatro vagões do trem. Um vagão foi completamente queimado."
A fumaça causada pelas chamas foi vista por diversos pontos da região de Águas Claras, mesmo a área sendo tomada por prédios. O Metrô disse que não há informações de como o acidente vai afetar o horário de funcionamento dos demais trens.
Metrô-DF
O Metrô do DF possui 42 km de extensão e atende 160 mil usuários por dia. São duas as linhas, ambas saindo da estação Central, localizada na rodoviária do Plano Piloto. Uma das linhas vai para Ceilândia e outra para Samambaia. Os trens seguem pelo mesmo trilho até a estação Águas Claras.
De 2019 até outubro do ano passado foram investidos R$ 941 milhões em ações de manutenção preventiva e corretiva, segundo a companhia. O orçamento do sistema metroviário nos últimos cinco anos ultrapassou R$ 2,9 bilhões.
O metrô começou a ser construído na capital em janeiro de 1992 e em dezembro do ano seguinte foi criada a Companhia do Metropolitano do DF. Foi em 2010 que os trens começaram a expandir o horário comercial aos sábados, atendendo pessoas das 6h às 23h30.
O Metrô do Distrito Federal começou a ser construído em 1992 e foi inaugurado em 2001. Ao longo anos, o sistema passou por ampliações, sendo a mais recente em 2020. Na oportunidade, foram inauguradas as estações 106 Sul Cine Brasília e 110 Sul, na Asa Sul, e Estrada Parque, em Águas Claras.