‘Vamos ver quem vota a favor e quem vota contra’, diz Alcolumbre sobre anistia
Presidente do Senado defende proposta alternativa, que altera dosimetria das penas sem incluir Bolsonaro
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse, nesta terça-feira (9), que vai avaliar quem vota a favor e contra ao projeto de lei da anistia aos presos pelos atos extremistas do 8 de janeiro.
“Vamos ver quem vota a favor e quem vota contra”, declarou Alcolumbre a jornalistas.
LEIA MAIS
A fala ocorre em meio à pressão de oposicionistas para votar uma anistia geral, que inclua o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e investigados pelo STF no inquéritos das fake news. Além disso, por meio do projeto, o grupo quer retomar os direitos políticos de Bolsonaro.
Nesta semana, o STF retomou o julgamento do ex-presidente por tentativa de golpe de Estado. A previsão é de que o julgamento termine até sexta-feira (12).
Alcolumbre, contudo, defende um texto alternativo, que module as penas dos condenados pelo 8 de janeiro sem qualquer anistia.
O objetivo é tratar da diminuição das penas para condenados, de forma simultânea, por golpe de Estado e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. A oposição, contudo, refuta essa ideia.
O presidente do Senado estaria, portanto, articulando esse texto mais brando à revelia dos oposicionistas.
Na Câmara, a ala pressiona o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para votar a anistia após o julgamento do chamado Núcleo crucial. Hoje, Motta disse que não tem previsão para pautar o tema no plenário nem para definir um relator.
Com a ajuda do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a pauta recebeu apoio do Republicanos, PP e União Brasil.
Perguntas e Respostas
Qual é a posição de Davi Alcolumbre sobre o projeto de lei da anistia?
Davi Alcolumbre, presidente do Senado, afirmou que irá avaliar quem vota a favor ou contra o projeto de lei da anistia aos presos pelos atos extremistas do dia 8 de janeiro.
O que a oposição está pedindo em relação à anistia?
A oposição pressiona por uma anistia geral que inclua o ex-presidente Jair Bolsonaro e investigados pelo STF nos inquéritos das fake news, além de retomar os direitos políticos de Bolsonaro.
Qual é a situação atual do julgamento de Jair Bolsonaro no STF?
O STF retomou o julgamento do ex-presidente por tentativa de golpe de Estado, com previsão de término até a sexta-feira, dia 12.
Qual é a proposta alternativa defendida por Alcolumbre?
Alcolumbre defende um texto alternativo que modula as penas dos condenados pelo 8 de janeiro, sem incluir qualquer anistia. A proposta visa a diminuição das penas para aqueles condenados por golpe de Estado e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
Como está a articulação na Câmara em relação à anistia?
Na Câmara, a ala da oposição pressiona o presidente Hugo Motta para votar a anistia após o julgamento. Motta, no entanto, afirmou que não há previsão para pautar o tema ou definir um relator.
Quem está apoiando a pauta da anistia?
A pauta recebeu apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e dos partidos Republicanos, PP e União Brasil.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
