Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja o que vai ser destaque de Brasília nesta semana

Auxílio Brasil e PEC dos Precatórios são os principais assuntos discutidos nesta semana nas duas Casas do Poder Legislativo

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Congresso Nacional, em Brasília
Congresso Nacional, em Brasília Congresso Nacional, em Brasília

A semana começa com as duas Casas do Legislativo buscando maneiras de tornar possível o pagamento do programa Auxílio Brasil. Antes mesmo de a Câmara discutir a MP (medida provisória) que cria o programa na terça-feira (23), o Senado realizará uma sessão temática sobre a PEC dos Precatórios nesta segunda-feira para viabilizar recursos para o pagamento do benefício. 

Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados vai realizar na terça-feira (23), às 13h55, a sessão do Plenário sobre a MP 1061/21, que substitui o programa de distribuição de renda Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, mudando alguns critérios para o recebimento do benefício.

O Auxílio Brasil começou a ser pago neste mês com valor médio de R$ 217,18, mas o governo federal pretende pagar em 2022 R$ 400,00 aos beneficiários do programa. Os recursos para isso dependem da aprovação da PEC dos Precatórios (Proposta de Emenda à Constituição 23/21), aprovada pela Câmara e que segue em tramitação no Senado. 

Senado Federal

No Senado, a sessão temática para debater a PEC dos Pracatórios está agendada para esta segunda-feira (22), às 15h. Os senadores querem chegar a uma solução de consenso que viabilize o pagamento do auxílio sem que haja adiamento do pagamento de precatórios ou alteração do teto de gastos. Para tanto, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que também é o relator da PEC, realizou na semana passada uma série de reuniões com senadores para discutir possíveis aprimoramentos no texto.

Publicidade

Outras votações na Câmara

Incentivos fiscais para empresas de tecnologia

Outra Proposta de Emenda à Constituição que está na pauta da Câmara desta semana é a PEC 10/21, que mantém incentivos e benefícios fiscais e tributários para empresas de tecnologia da informação e comunicação e de semicondutores. A medida exclui esses setores da política gradual de desonerações instituída pela Emenda Constitucional 109, em vigor desde março.

Leia também

O relator do texto, deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), afirma que 504 empresas acessam hoje os incentivos da Lei de Informática e 19 estão habilitadas junto ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria e Semicondutores (Padis), com fábricas instaladas em 137 municípios de 16 estados.

Publicidade

Etanol direto dos produtores

Também está na pauta da Câmara a Medida Provisória 1063/21, que autoriza postos de combustíveis a comprar etanol diretamente de produtores e importadores. A MP também prevê a permissão de venda de combustíveis de outros fornecedores diferentes do vinculado à bandeira do posto. Com isso, os distribuidores poderão continuar atuando, mas o posto poderá comprar o etanol diretamente dos produtores nacionais ou do importador.

A MP também autoriza os TRRs (transportadores-revendedores-retalhistas) a vender etanol aos postos. Trata-se de empresas autorizadas pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) a comprar grandes quantidades de combustível e revendê-lo a granel a outras empresas e consumidores. Atualmente, as empresas de TRR são autorizadas pela ANP a revender apenas óleo diesel, lubrificantes e graxas. Com a mudança, no entanto, elas poderão fazer o mesmo com o etanol.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.