Veja vídeo: criminosos do Comando Vermelho cavam túnel para tentar fugir de presídio
Bandidos cavaram túnel de 27 metros; Complexo Penitenciário de Pedrinhas já foi considerado o pior do país e hoje é referência
Brasília|Natália Martins, da RECORD
A Polícia Penal descobriu um túnel de quase 28 metros na cela de 16 criminosos do Comando Vermelho, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA). A descoberta aconteceu durante uma vistoria de rotina. Segundo as investigações, o planejamento da fuga já estava em fase final. O túnel foi descoberto no domingo (16) e os bandidos pretendiam fugir no último fim de semana.
Os detentos utilizaram pedaços das pás de ventiladores para a escavação. O túnel ia de dentro da cela até o lado de fora do muro do presídio. Dentro do túnel foram encontrados, além de ventiladores, trouxas feitas com roupas rasgadas para ensacar a terra.
Leia também
Assim que a tentativa de fuga foi descoberta, a Unidade São Luís 5 realizou uma operação para fechar o túnel e reforçar da segurança. Segundo a equipe de engenharia do presídio, foram utilizados mais de 14 metros cúbicos de concreto para fechar a entrada e a saída do túnel. A parte central foi preenchida com terra compactada.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão informou que abriu um procedimento disciplinar interno contra os presos envolvidos na tentativa de fuga e eles foram mandados para o isolamento. A corregedoria da Polícia Penal está investigando possível negligência por parte de servidores da unidade.
A penitenciária realizou nesta segunda-feira (24) a transferência de 450 detentos para uma unidade mais nova e moderna, considerada mais segura, dentro do complexo em Pedrinhas.
O CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária) tem uma reunião nesta terça-feira (25), após a realização nesta segunda-feira uma vistoria no presídio. O Complexo de Pedrinhas responde a processo na Corte Interamericana de Direitos Humanos por decapitações e mortes ocorridas no presídio em 2013 e 2014. O Tribunal de Justiça do Maranhão, o STJ (Superior Tribunal de Justiça), a Defensoria Pública, o Ministério Público do Maranhão, o Ministério dos Direitos Humanos e a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos querem se certificar de que o atual título do estado de melhor sistema penitenciário do Brasil ainda se sustenta.
Veja abaixo a íntegra da nota oficial divulgada pela Seap do Maranhão
“A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) informa que o túnel, descoberto na Unidade Prisional de Ressocialização São Luís 5 (UPSL5), já foi completamente eliminado.
O local foi fechado e passou por reforma estrutural, garantindo a resolução do problema, bem como eficácia ainda maior da segurança na unidade.
A intervenção reflete o compromisso contínuo da SEAP com a segurança e a ordem no sistema prisional do estado, assegurando que medidas preventivas e corretivas sejam adotadas de maneira ágil e eficaz.
Ressaltamos, mais uma vez, que uma investigação foi iniciada, com o intuito de apurar os responsáveis e as circunstâncias relacionadas ao caso.”