Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Em CPMI do INSS, deputado dá voz de prisão a presidente da Conafer

Contudo, senador Carlos Viana, presidente da CPMI, negou a prisão

Brasília|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Deputado Duarte Jr. dá voz de prisão ao presidente da Conafer por desacato durante depoimento.
  • Senador Carlos Viana, presidente da CPMI, nega a prisão e reprova a atitude do deputado.
  • Duarte apresentou evidências de movimentação financeira suspeita da Conafer, mas o depoente se manteve em silêncio.
  • A comissão tenta manter ordem e respeito durante os depoimentos, evitando comportamentos inadequados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Deputado perguntou se depoente estava em capa de reportagem Waldemir Barreto/Agência Senado - 29.09.2025

O vice-presidente da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), deputado Duarte Jr. (PSB-MA), deu voz de prisão nesta segunda-feira (29) ao presidente da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores, Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), Carlos Roberto Ferreira Lopes, por desacato.

“Estou dando voz de prisão a esse depoente por desacato. Você não está falando com qualquer um, não. Não está na Conafer, não, seu mentiroso. O senhor vai ser preso em flagrante pelo crime de desacato. Você me respeite”, declarou Duarte Jr..


LEIA MAIS

A decisão, porém, cabia ao presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que negou a ação.

Na ocasião, Duarte mostrava uma reportagem impressa com a foto do depoente. A folha tinha a seguinte manchete: “Entidade investigada em fraude do INSS continua a captar associados”.


O deputado, então, perguntou a Lopes se era ele na foto. “Não estou reconhecendo. Está diferente com o chapéu”, disse. “Se o senhor não for míope, está vendo que sou eu”, respondeu o presidente da Conafer.

Em seguida, o presidente da comissão pediu um instante para repreender o depoente. “Se o senhor não quiser responder, diga que vai ficar em silêncio. Mas comentários ou qualquer tipo de ironia, por favor, o senhor se restrinja a isso”, afirmou Viana.


Depois, o presidente da comissão disse que o deputado não teria mais o restante do tempo de fala (um minuto). O motivo, conforme o senador, seria que Duarte teria sido desrespeitoso com o depoente, condenando-o, apesar de ele ainda não ter sido julgado.

O presidente, então, cassou a fala de Duarte. “Essa presidência não vai admitir que ninguém faça show”, afirmou Viana.


Segundo o deputado Duarte Jr., uma quebra de sigilo financeiro de Lopes mostrou que a Conafer movimentou, entre junho de 2022 a junho de 2023, R$ 200 milhões. Porém, apenas R$ 1 milhão teria sido declarado. Ao ser questionado sobre o assunto, o depoente optou por ficar calado, alegando não ter tido acesso a tais informações.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.