Vídeo: chuva e ventania causam estragos e apagão no DF
No Parque Ecológico de Águas Claras, frequentadores registraram quedas de árvores; Os bombeiros foram acionados
Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

As fortes chuvas e ventanias registradas da tarde deste domingo (13) causaram estragos, pontos de alagamentos e quedas de energia no Distrito Federal. No Parque Ecológico de Águas Claras, frequentadores registraram quedas de árvores e postes. O CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do DF) foi acionado para a retirada dos galhos e fiações.
Os bombeiros informaram que os cortes realizados tiveram caráter "emergencial", para a liberação das pistas. "Uma das arvores atingiu uma rede elétrica próxima à administração [do parque], foi solicitada presença da Neoenergia, que tornou a cena segura para o trabalho dos bombeiros", informou o CBMDF.
Ainda em Águas Claras, a rede de elétrica ficou instável, provocando falta de energia em diversos pontos. De acordo com a Neoenergia Brasília, às 17h25, a energia foi restabelecida aos clientes de Águas Claras. "Nossas equipes de manutenção atuaram no local e já restabeleceram o fornecimento de energia aos clientes", disse a companhia, em nota.
Moradores da cidade também registraram pontos de alagamento, além de forte ventania, que ocasionaram queda de placas e árvores.
Frequentadores do Parque Ecológico de Águas Claras registraram quedas de árvores
Frequentadores do Parque Ecológico de Águas Claras registraram quedas de árvores
Outros pontos
Os bombeiros também receberam 19 solicitações para atender retirar água de pontos inundados com uso de bombas elétricas em Vicente Pires, nas Ruas 3, 3B, 6, 8, 10 e 12. O procedimento recebe o nome de esgotamento. "Em apenas três localidades houve efetiva operação de esgotamento, sendo que nas outras localidades a água se escoou por gravidade", disse a corporação.
Em uma casa da cidade também houve a queda de um muro sobre três botijões de gás. A equipe realizou a retirada dos botijões e instruiu os moradores a acionar a Defesa Civil para uma avaliação de danos estruturais. No viaduto Israel Pinheiro, veículos ficaram ilhados e os socorristas fizeram a retirada dos carros para locais seguros.
Os bombeiros também atuaram em Taguatinga, Recanto das Emas, Vila Planalto, Guará e Núcleo Bandeirante, com retiradas e cortes de árvores. Em nenhuma das ocorrências houve registros de vítimas.
Tempo
A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é que haja mais chuvas nas próximas horas. Até o fim da manhã de segunda-feira (14), o Distrito Federal está sob aviso amarelo, indicando perigos potenciais em razão das chuvas intensas. O alerta foi emitido neste domingo (13).
Com isso, as precipitações podem atingir entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e os ventos uma velocidade entre 40 e 60 km/h. Nessas condições, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de ávores, pelo risco de quedas e descargas elétricas. Os carros também não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.




















