Vídeo: chuva e ventania causam estragos e apagão no DF
No Parque Ecológico de Águas Claras, frequentadores registraram quedas de árvores; Os bombeiros foram acionados
Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília
As fortes chuvas e ventanias registradas da tarde deste domingo (13) causaram estragos, pontos de alagamentos e quedas de energia no Distrito Federal. No Parque Ecológico de Águas Claras, frequentadores registraram quedas de árvores e postes. O CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do DF) foi acionado para a retirada dos galhos e fiações.
Os bombeiros informaram que os cortes realizados tiveram caráter "emergencial", para a liberação das pistas. "Uma das arvores atingiu uma rede elétrica próxima à administração [do parque], foi solicitada presença da Neoenergia, que tornou a cena segura para o trabalho dos bombeiros", informou o CBMDF.
Ainda em Águas Claras, a rede de elétrica ficou instável, provocando falta de energia em diversos pontos. De acordo com a Neoenergia Brasília, às 17h25, a energia foi restabelecida aos clientes de Águas Claras. "Nossas equipes de manutenção atuaram no local e já restabeleceram o fornecimento de energia aos clientes", disse a companhia, em nota.
Moradores da cidade também registraram pontos de alagamento, além de forte ventania, que ocasionaram queda de placas e árvores.
Outros pontos
Os bombeiros também receberam 19 solicitações para atender retirar água de pontos inundados com uso de bombas elétricas em Vicente Pires, nas Ruas 3, 3B, 6, 8, 10 e 12. O procedimento recebe o nome de esgotamento. "Em apenas três localidades houve efetiva operação de esgotamento, sendo que nas outras localidades a água se escoou por gravidade", disse a corporação.
Em uma casa da cidade também houve a queda de um muro sobre três botijões de gás. A equipe realizou a retirada dos botijões e instruiu os moradores a acionar a Defesa Civil para uma avaliação de danos estruturais. No viaduto Israel Pinheiro, veículos ficaram ilhados e os socorristas fizeram a retirada dos carros para locais seguros.
Os bombeiros também atuaram em Taguatinga, Recanto das Emas, Vila Planalto, Guará e Núcleo Bandeirante, com retiradas e cortes de árvores. Em nenhuma das ocorrências houve registros de vítimas.
Tempo
A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é que haja mais chuvas nas próximas horas. Até o fim da manhã de segunda-feira (14), o Distrito Federal está sob aviso amarelo, indicando perigos potenciais em razão das chuvas intensas. O alerta foi emitido neste domingo (13).
Com isso, as precipitações podem atingir entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e os ventos uma velocidade entre 40 e 60 km/h. Nessas condições, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de ávores, pelo risco de quedas e descargas elétricas. Os carros também não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.