Vídeo: DF tem queda de granizo e ventos de até 70 km/h nesta terça
O Inmet vai manter alerta de tempestade para a região pelo menos até 0h de quarta-feira (9); chuvas se repetirão nesta terça-feira (8)
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
Alagamentos, granizo e queda de árvores são alguns dos flagrantes de leitores do R7 durante o temporal prolongado que atingiu o Distrito Federal nesta terça-feira (8). Veja o vídeo acima. Algumas regiões tiveram ventos de até 70 km/h e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vai manter o alerta de tempestade para região pelo menos até 0h de quarta-feira (9).
Entre 17h e 19h choveu, no Plano Piloto, o equivalente a 29,2 milímetros por metro cúbico (mm/m³). No Paranoá, foram 34,8 mm/m³. Na Estação de Águas Emendadas, somente de 17h às 18h, o Inmet registrou 56,8 mm/m³, cerca de um quinto do esperado para todo o mês na estação.
A média de chuva para o mês de outubro na Estação Águas Emendadas é de 253.1 mm/m³. Porém, de terça-feira (1º) até o fim da noite desta segunda-feira (7), a estação registrou 157,4 mm/m³ de chuva, o equivalente a cerca de 65% da média esperada.
Leia também
De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, apesar de intensa, a chuva está dentro dos padrões esperados para a primavera. Nessas condições, ela alerta, o brasiliense pode enfrentar quedas de galhos de árvores, alagamentos, quedas de energia e, nas áreas rurais, a destruição de plantações. "A previsão para os próximos dias ainda é de chuva", avisou.
Nos vídeos enviados para o R7, uma mulher registrou a queda de uma árvore no Jardim Roriz, em Planaltina. Outra registrou um alagamento nas ruas do Itapoã, e um homem teve o carro arrastado pela enxurrada em São Sebastião. Além disso, vários leitores filmaram queda de granizo no DF.
A reportagem procurou o Corpo de Bombeiros para que os militares comentassem as ocorrências, mas a corporação não respondeu.