Vídeo: homem tenta segurar 'no braço' carro levado em enxurrada; veículo foi 'salvo' por buraco
Forte chuva que atingiu Planaltina de Goiás arrastou automóveis e causou prejuízos na tarde desta terça-feira
Brasília|Ribamar Martins, da Record TV, em Brasília
Imagens feitas por uma câmera de segurança registraram o momento em que um homem tenta segurar, em vão, o carro dele, que era arrastado pela enxurrada causada pelo temporal que atingiu Planaltina de Goiás na tarde dessa terça-feira (6).
O gesseiro Ivanio Gomes Viana, proprietário do automóvel, disse que estava aplicando gesso em uma casa no residencial Buriti quando percebeu que alguns veículos estavam sendo arrastados pela água após a forte chuva.
À reportagem, o gesseiro afirmou que foi verificar se estava tudo certo com o carro dele, que estava com o freio de mão acionado e engatado. Quando chegou ao local, o veículo estava sendo levado pela água.
O veículo acabou parando em uma cratera no asfalto. "Se não fosse um grande buraco que tem na quadra, o carro teria sido levado para uma vala que tem no parque ecológico da cidade", contou.
A água danificou o motor e o interior do veículo. Houve danos também no para-choque e nos faróis por causa dos impactos sofridos enquanto o veículo era arrastado pela água.
Segundo Viana, o prejuízo foi estimado em R$ 1.100. O gesseiro disse que ainda não sabe como vai arcar com o valor.
Tornado em Planaltina
Nesta terça-feira (6), moradores de Planaltina, no Distrito Federal, registraram o momento em que um tornado se formou na região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a ocorrência desse fenômeno é comum na primavera, devido à instabilidade do clima.
Apesar do susto dos moradores, o fenômeno foi rápido. A meteorologista do Inmet Andrea Ramos explica que geralmente os tornados duram cinco minutos, dependendo da intensidade.
Segundo a especialista, a velocidade pode chegar a 180 km/h, mas não foi possível medir o valor específico no caso registrado em Planaltina.
Em setembro deste ano, o Distrito Federal registrou um tornado da categoria F0, que pode chegar a 115 km/h, em Samambaia. O primeiro fenômeno na capital foi registrado em 2014, perto do aeroporto.