Morador usa barco para se locomover em rua do Sol Nascente
Redes sociais/ReproduçãoUm morador do Sol Nascente, no Distrito Federal, usou a ironia para mostrar indignação após uma rua na Chácara 2 ficar alagada em consequência da chuva. “Governador, olha a situação, faz alguma coisa. No papel está tudo asfaltado, a casa está toda alagada aqui”, comentou o homem, que precisou da ajuda de um barco para se locomover na rua inundada.
Na cena, filmada no domingo (9) por moradores do Conjunto F, é possível ver que a água tomou conta da rua, calçadas e chegou a invadir as casas. Ao R7, a Administração Regional do Sol Nascente não deu detalhes sobre a situação das ruas alagadas, mas informou que desde o dia 22 de dezembro já está em andamento a licitação para as obras de infraestrutura do setor habitacional.
"A Diretoria de Obras do Sol Nascente/Pôr do Sol, trabalha com uma programação diária para que todas as demandas sejam atendidas com sucesso", informou a administração, em nota. De acordo com os gestores, serão executados os serviços de pavimentação, drenagem urbana, meios-fios, calçadas, sinalização horinzontal e vertical e bacias de contenção.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nos dez primeiros dias do ano choveu quase metade do esperado para todo o mês de janeiro na capital federal. Foram 103,2 milímetros de chuva na estação do Sudoeste, o que representa 49,2% da média do mês, que é de 209,4 milímetros.
No fim de semana, o instituto emitiu um alerta laranja para os riscos de fortes chuvas e ventania no Distrito Federal.
“Podemos dizer que esse período chuvoso foi bem generoso no Distrito Federal. Chove relativamente bem aqui desde outubro e novembro, quando começou a estação chuvosa. Em dezembro também choveu bem nos acumulados que registramos, e superou a média em todas as nossas estações. Em janeiro também está sendo assim, com a chuva superando a média esperada”, explica o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia.
A cidade que registrou o maior volume de chuvas foi Brazlândia. Até a noite de segunda-feira (10), a estação instalada no local registrou 217 milímetros de chuva, o que representa 3,8% acima da média mensal. A cidade também tem o recorde de dia mais chuvoso do ano até o momento: em 8 de janeiro choveu 60 milímetros na região.