Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

‘Uma hora tem que parar de usar petróleo’, diz líder de frente ambiental ao citar Amazônia

Coordenador de Frente Ambientalista cita urgência climática, elenca prioridades de 2025 e aposta em COP para mobilização no Congresso

Brasília|Do R7

O presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Nilto Tatto (PT-SP), tem posição contrária à exploração de petróleo na Foz do Amazonas e defende que uma eventual permissão à Petrobras deve estar aliada à ampliação de investimentos para o meio ambiente.

Em entrevista ao R7, Tatto destaca a necessidade de ações voltadas para a transição energética, mas pondera que o debate passa por uma discussão internacional e depende do comprometimento de outros países. “Não dá para pensar que o Brasil vai tomar uma decisão unilateral”, diz.

Entre os pontos que passam pelo debate, estão compensações financeiras ligadas ao que, na perspectiva do parlamentar, podem garantir investimentos para a transição energética.

“A gente sabe que uma hora vai ter que parar de usar o petróleo, de explorar o petróleo, e, portanto, você já está buscando outros caminhos para produção, investindo os caminhos para a produção de energia”, afirma. “A gente defende que aquilo que a gente tem ainda de royalties, também tenha uma parte para pensar na agenda ambiental, na inclusão social. Se por acaso for aprovado na Foz do Amazonas, para onde é que vão esses recursos?“, questiona.

A entrevista com o parlamentar, publicada nesta quinta-feira (10), foi realizada no gabinete dele na Câmara, no dia 2 de abril. Ao longo da entrevista, Tatto também destacou as prioridades para o ano.

Ele disse que tem a intenção de incluir mais itens da pauta ambiental na reforma tributária. Além disso, a frente trabalha com projetos como o uso sustentável de recursos ligados ao mar, o endurecimento de penas para incêndios criminosos e a mudança de solo no Pantanal.

Tatto ainda avalia que, com Hugo Motta (Republicanos-PB) no comando da Câmara, a Casa terá mais espaço para discutir pautas ambientais. O deputado também aposta que a realização da Cúpula do Clima, a COP30, em Belém, incentive debates, dentro e fora do Congresso.

Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.