Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

JR Entrevista: 'Toda suspeita deve ser esclarecida', diz ministro do GSI sobre 'Abin paralela'

Marcos Antonio Amaro dos Santos também destacou a criação de um comitê nacional de cibersegurança

Brasília|Do R7

O convidado do JR Entrevista que foi ao ar às 19h45 desta quarta-feira (31) é o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da presidência da República, Marcos Antonio Amaro dos Santos. À jornalista Renata Varandas, ele comentou as recentes operações da Polícia Federal que têm como alvo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sob a gestão do hoje deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) à época do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"Não tenho condições de dar qualquer informação ou posicionamento a respeito disso. Toda suspeita deve ser esclarecida, esse é o aspecto fundamental", afirmou.

O ministro também declarou que confia totalmente na equipe do GSI. "Não há razões para desconfiança. Eu tenho total confiança nas pessoas que trabalham comigo. E temos também a certeza de que, havendo qualquer coisa que não coincida com a nossa maneira de pensar e de trabalhar, nós tomaremos as providências adequadas".

Amaro também destacou a criação de um comitê nacional de cibersegurança. "Foi publicado um decreto [no fim de 2023] que estabeleceu a política nacional de cibersegurança. Esse decreto previa a criação de um comitê nacional de cibersegurança, que já está sendo instalado. Nós já recebemos as indicações para a composição desse comitê. A evolução disso é que seja criada uma entidade, um órgão que regule e fiscalize e controle o setor cibernético, esse grande espaço cibernético do Brasil. Não vai haver sobreposição de atribuições dessa possível agência e das outras que já existem", garantiu.

O programa está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no PlayPlus.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.