Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

'Virão em segurança', diz Lula sobre brasileiros que estavam na Faixa de Gaza; veja repercussão

Grupo recebeu autorização para atravessar a fronteira com o Egito na manhã deste domingo (12)

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Brasileiros já estão no Egito
Brasileiros já estão no Egito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou em uma rede social neste domingo (12) a saída de 32 brasileiros e familiares próximos da Faixa de Gaza, zona de conflito onde o confronto entre Israel e o grupo terrorista Hamas é mais intenso. "Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na operação Voltando em Paz", escreveu Lula, que elogiou a atuação dos órgãos do governo federal. 

São 22 brasileiros e 10 parentes palestinos, dos quais 7 têm o registro nacional migratório. Entre as 32 pessoas, há 17 crianças, 9 mulheres e 6 homens. Uma aeronave da Presidência da República está à espera deles no país africano desde 18 de outubro para trazê-los ao Brasil. Os brasileiros e familiares foram autorizados a deixar a Faixa de Gaza, pela cidade de Rafah, nas primeiras horas deste domingo (12), no horário de Brasília. Da primeira relação, com 34 nomes, houve duas desistências.

Leia também

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também comemorou a saída. "Grande notícia o resgate dos brasileiros e suas famílias. Parabéns ao presidente Lula e à equipe do Itamaraty. Homenageio especialmente o chanceler Mauro Vieira, o embaixador Celso Amorim [assessor especial da Presidência para assuntos internacionais] e o nosso embaixador na Palestina, Alessandro Candeas", compartilhou Dino. 

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Assine a newsletter R7 em Ponto

Outros integrantes do governo federal também comentaram a saída dos brasileiros da região de conflito. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, elogiou a atuação das autoridades envolvidas. "Parabéns ao presidente Lula e ao Itamaraty, por encaminharem de maneira tão responsável toda a articulação, e à FAB pela operação de repatriação", escreveu. 


O ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, agradeceu o empenho na operação. "Parabéns ao governo federal, ao Itamaraty, à FAB e ao presidente Lula pelo empenho e trabalho nesse processo de retirada dos brasileiros da área do conflito", compartilhou. 

Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social, demonstrou alívio. "Estamos muito aliviados com o retorno dos brasileiros que estavam em Gaza. Foram dias intensos de trabalho e articulação com os países envolvidos nessa repatriação. Agora falta pouco! Em breve eles estarão em casa. Ver o sorriso no rosto dessas pessoas vencendo a apreensão de estarem em uma região de conflito nos alegra muito. Voltem logo", postou. 

Quase metade dos brasileiros que conseguiram cruzar a fronteira de Gaza com o Egito vai para uma cidade do interior de São Paulo, ainda não divulgada, dois dias após o desembarque em Brasília (DF) — assista ao vídeo abaixo.

O grupo estava dividido em duas cidades no sul de Gaza — Rafah e Khan Younis, desde 14 de outubro. Rafah fica na fronteira do Egito com Gaza e é por onde passam os caminhões com ajuda humanitária. Nela, pelo menos 18 pessoas aguardavam repatriação: nove crianças, cinco mulheres e quatro homens.

Em Khan Younis, havia 16 pessoas à espera da repatriação para o Brasil: nove crianças, cinco mulheres e dois homens. O Itamaraty alugou uma casa na cidade para hospedá-los até que a passagem de Rafah fosse aberta.

Após a autorização de trânsito pelo Egito, o grupo de brasileiros e seus familiares será transportado do posto de Rafah ao aeroporto do Cairo. O transporte será feito de ônibus, identificado como do Brasil, e terá apoio do corpo diplomático brasileiro no Egito.

Será o décimo voo de repatriação do governo federal, na operação feita em parceria entre os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa e a Força Aérea Brasileira (FAB). A Operação Voltando em Paz, que usou três aviões da FAB e dois da Presidência, vai totalizar 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos, repatriados do Oriente Médio quando os brasileiros que estavam em Gaza chegarem.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.