Vorcaro pede a Mendonça proteção contra exposição de mensagens íntimas
Defesa do dono do Master cita vazamento anterior de conversas com ex-namorada e pede filtragem de conteúdo antes da divulgação
Brasília|Gabriela Coelho e Mariana Saraiva, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, pediu ao ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), que preserve mensagens e outros conteúdos de caráter privado que estejam entre os materiais obtidos durante as investigações da Operação Compliance Zero. O pedido foi apresentado nesta sexta-feira (11), após Mendonça determinar o levantamento do sigilo da Petição 15.556 e de procedimentos relacionados.
Na petição, a defesa de Vorcaro pede que o ministro faça uma “prévia filtragem do material a ser publicizado” antes da divulgação dos documentos. Como justificativa, os advogados mencionam um episódio anterior da própria Operação Compliance Zero, no qual, segundo a defesa, mensagens de “cunho extremamente íntimo” trocadas entre Vorcaro e sua então namorada foram vazadas.
A defesa argumenta que os materiais obtidos durante a investigação incluem conteúdos que não têm relação com os fatos apurados e dizem respeito exclusivamente à vida pessoal do empresário. Entre os exemplos citados estão imagens de familiares, especialmente crianças, além de mensagens protegidas por sigilo legal.
Leia Mais
Os advogados também pedem a preservação de conversas entre Vorcaro e seus defensores. Segundo a petição, os aparelhos telefônicos apreendidos contêm mensagens trocadas entre o empresário e seus advogados, que estariam protegidas pelo sigilo profissional previsto no Estatuto da Advocacia.
“Imperativo que este Juízo promova uma prévia filtragem do material a ser publicizado”, afirma a defesa na petição apresentada a Mendonça.
O pedido é para que o levantamento do sigilo não resulte na exposição de conteúdos sem relação com as investigações. A defesa afirma que a publicidade dos processos pode acabar alcançando finalidades “invasivas e vexatórias” e pede que sejam mantidos sob sigilo os materiais que tenham expectativa de privacidade e que não contribuam para as apurações.
A manifestação foi protocolada um dia depois de Mendonça determinar o levantamento do sigilo da Petição 15.556 e de procedimentos relacionados. O ministro, em despacho desta sexta-feira, afirmou que a publicidade dos autos deve preservar dados pessoais de investigados e informações protegidas, como dados bancários e fiscais.
A petição é assinada pelo advogado Sérgio R. Leonardo, da defesa de Vorcaro, e foi protocolada em Brasília nesta sexta-feira (11).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















