Presidente Lula e repatriado Hasan Raabe
Divulgação/ Ricardo Stuckert / PRA deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que vai pedir judicialmente o cancelamento da naturalização do palestino com cidadania brasileira Hasan Rabee, caso comprove que uma "postagem antissemita" que teria sido feita por ele nas redes sociais tenha sido divulgada após a obtenção da naturalidade brasileira. Hasan chegou com a família no grupo de repatriados vindos da Faixa de Gaza e revela que, desde então, vem sofrendo graves ameaças, "inclusive com objetivos políticos".
Zambelli diz ter encontrado uma publicação de 2015 que teria sido feita por Hasan. No post, pode-se ler: não queremos violência, mas este é o momento certo para explodir ônibus em Israel". Ainda de acordo com a deputada, Hasan teria publicado a foto de um homem fardado segurando uma faca na mão com a seguinte legenda: 'Estamos começando a ficar com raiva. Fiquem cientes'. Zambelli alega que Hasan teria apagado as postagens e dito que não se recorda de ter publicado. A deputada, no entanto, não mostrou essa segunda suposta publicação.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Zambelli disse que está notificando a plataforma onde foram feitas as postagens "para que preserve os dados". "Se a postagem tiver ficado ativa enquanto referida pessoa já possuía nacionalidade brasileira, vamos pedir judicialmente o cancelamento da naturalização, pois a divulgação de propaganda antissemita é atividade nociva ao interesse nacional", ameaçou.
Ao R7, Hasan disse ser direito da parlamentar "fazer que ela acha correto", mas sustentou que a naturalização dele atendeu a todos os requisitos exigidos pela legislação brasileira. "Tenho orgulho e honra de ser cidadão brasileiro. Nunca fui condenado criminalmente no Brasil e em nenhum lugar do mundo. Sempre respeitei a lei", defendeu-se. Hasan revelou, ainda, que ele, a família e outros refugiados estão sendo ameaçados desde que chegaram ao Brasil.
O palestino naturalizado brasileiro foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chegada ao Brasil com mais 31 pessoas repatriadas da Faixa de Gaza. Ele ficou conhecido por repercutir a situação na zona de conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel e por ter pressionado as autoridades pela celeridade nas tratativas para garantir a repatriação dos brasileiros que estavam na zona de conflito.