Zoológico de Brasília realiza eleição para novo mascote; saiba como votar
Os candidatos são a loba-guará Atena, o elefante Chocolate, o rinoceronte Thor e a girafa Yaza
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
O Zoológico de Brasília começou nesta quinta-feira (30) uma eleição para escolher o próximo mascote da instituição. Disputando a posição estão a lobo-guará Atena, o elefante Chocolate, o rinoceronte Thor e a girafa Yaza.
A votação ocorre em uma rede social do zoológico, e a votação ficará aberta por 24 horas. “Estamos empolgados em oferecer aos nossos visitantes a chance de participar ativamente na escolha do mascote que personificará nossa missão de conservação e educação ambiental. Cada um dos candidatos representa uma faceta única da nossa dedicação à vida selvagem”, afirma o diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto.
Conheça os candidatos
Atena, uma fêmea de lobo-guará, nasceu no Zoológico de Brasília em maio deste ano. O nome dela foi escolhido por votação popular. Segundo a instituição, ela costumava ficar assustada com os visitantes, mas está se adaptando. Ela é apaixonada pelos tratadores e sempre quer brincar com eles. A alimentação de Atena é balanceada, e ela recebe acompanhamento de especialistas para garantir sua saúde.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Chocolate é um elefante-africano e mora na instituição desde 2008. O zoológico conta que ele foi resgatado de um circo pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). O animal tem 30 anos e come, em média, 250 kg de comida por dia. A dieta dele é composta de campim, frutas, ração e suplementos.
Segundo a instituição, quando Chocolate chegou ao local, ele era um pouco nervoso, mas hoje em dia está mais tranquilo, e os tratadores dele dizem que ele é um "grande bebê".
O rinoceronte-branco Thor também está no zoológico desde 2008. Ele foi enviado por ordem judicial, depois de sofrer maus-tratos em um circo. O presidente do zoológico afirma que ele é muito carinhoso e apaixonado pelos tratadores. Ele adora comer e rolar dentro do tanque de lama do recinto, mas não gosta de bananas.
A girafa-sul-africana Yaza é a veterana entre os candidatos, tendo chegado ao zoológico em 2004. Ela nasceu no Zoológico de Belo Horizonte e tem 20 anos. Segundo a instituição, ela está sempre atenta e intrigada. Yaza criou um laço de confiança com os tratadores, que se tornaram "verdadeiros amigos". Ela não gosta de batata-doce.