Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zoológico de Brasília oferece entrada gratuita neste domingo para quem se vacinar

Equipe de 50 servidores da Secretaria de Saúde estará no local das 9h às 17h com vacinas contra a Covid-19 e outros imunizantes

Brasília|Do R7

O Zoológico de Brasília vai oferecer entrada gratuita neste domingo (19) para quem for se vacinar. Uma equipe de 50 servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal estará no local das 9h às 17h com vacinas contra a Covid-19 e outros imunizantes do calendário de vacinação para todas as faixas etárias. Um acompanhante de criança de até 12 anos também tem entrada gratuita.

No Zoológico, estarão disponíveis vacinas contra a Covid-19 para bebês a partir dos seis meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos, sempre conforme o esquema vacinal recomendado para cada idade.

Quem tem entre cinco e 39 anos poderá receber a primeira dose, a segunda dose ou o reforço. Dos 40 aos 59 anos também haverá a oferta do segundo reforço. Acima dos 60 anos, será aplicada a vacina bivalente. Já as crianças de seis meses a quatro anos e onze meses podem tomar a primeira, a segunda ou a terceira dose da Pfizer Baby.

O diretor-presidente do Zoológico, Raul Gonzalez Acosta, destacou a importância da ação, que visa principalmente o público infantil. “A vacinação é fundamental para as crianças, e a maior parte do público do Zoológico é composto por elas. Então, essa união, além de trazer imunização para os pequenos, traz muita diversão e ensina os pequenos a respeitar a natureza, compreender a importância de preservar as espécies”, afirmou.

Publicidade

Calendário de vacinação

Quanto ao calendário de vacinação, vão ser 16 imunizantes diferentes, entre hepatite A e B, pólio, meningocócica, pneumocócica, febre amarela, tríplice viral, varicela, HPV e dTpa, entre outras. Há indicações específicas para cada faixa etária, bem como para mulheres gestantes e puérperas.

No próprio Zoológico, a equipe da Secretaria de Saúde poderá indicar os imunizantes a serem aplicados em cada pessoa. É necessário levar documento de identidade e, se tiver, o cartão de vacina. Caso a pessoa não tenha o cartão, serão aplicadas as doses indicadas para a sua faixa etária.

Publicidade

Segundo o diretor de Atenção Primária da Região Centro-Sul de Saúde, Luiz Henrique, o objetivo da ação é alcançar o público que não consegue ir aos postos de vacinação durante a semana. A expectativa é de atender famílias inteiras de todo o Distrito Federal.

Vacinação neste sábado

Neste sábado (18), o atendimento ocorre a partir das 8h em 19 locais em várias regiões administrativas do DF. Há opções em unidades básicas de saúde (UBSs) da Asa Sul, Asa Norte, Santa Maria, Gama, Riacho Fundo, Núcleo Bandeirante, Guará, Estrutural e Ceilândia. Também haverá atendimento no Brasília Shopping (Plano Piloto), em uma quadra comercial de Santa Maria, em supermercados Atacadão Dia a Dia (Ceilândia), na Praça do DI (Taguatinga) e em escolas de Planaltina e Santa Maria.

Publicidade

No site da Secretaria de Saúde, é possível conferir a lista completa de endereços, horários e imunizantes disponíveis em cada local. É necessário levar documento de identidade e, se tiver, o cartão de vacina.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.