Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Canil público no DF tem 28 animais disponíveis para adoção

Cães e gatos estão saudáveis e vacinados; para adotar, basta ir até a Diretoria de Vigilância Ambiental de Zoonoses

Brasília|Do R7, em Brasília

Zoonoses do DF, adoção, como adotar, cães resgatados
Cachorros e gatos estão disponíveis para adoação ( Joel Rodrigues / Agência Brasília - 09.06.)

O Distrito Federal está com 28 cães e gatos disponíveis para adoção no canil da Diretoria de Vigilância Ambiental de Zoonoses. Entre machos e fêmeas, todos os bichinhos estão saudáveis, vacinados e são dóceis, segundo o órgão. Na unidade, os animais passam por exames de leishmaniose e outras doenças e recebem as vacinações necessárias para a idade antes de serem liberados para adoção.

Veja Mais

De acordo com a gerente da Vigilância Ambiental, Vanessa Patrício, os cães e gatos chegam por determinação judicial devido a maus-tratos ou por vínculo epidemiológico, em que há suspeita de risco à saúde pública.

“Fazemos recolhimento quando os animais apresentam alguma alteração clínica ou distúrbio neurológico e ataques a humanos e não qualquer animal solto. Geralmente, eles ficam dez dias dentro do protocolo de quadro clínico. Caso não identifiquemos nada que gere risco aos animais e à população, eles são disponibilizados para adoção”, explica.

A médica veterinária Marcelle Farias enfatiza os cuidados que os animais domésticos recebem na Zoonoses e afirma que, quando identificado algum tipo de patologia, eles são encaminhados ao Serviço Veterinário Público do DF.

Publicidade

“Avaliamos diariamente as condições físicas, alterações de comportamento e alimentação. Fazemos também exames de sangue para identificar alguma doença e, em caso de intercorrência, encaminhamos ao Hospital Veterinário”, comenta.

Como adotar

Para adotar um novo amigo, basta comparecer à Zoonoses, localizada no Setor de Áreas Isoladas Norte, Lote 4, Estrada do Contorno Bosque, Noroeste, ao lado do Hospital da Criança de Brasília José Alencar. O horário de visitação é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Publicidade

O novo precisa apresentar documento de identificação com foto e um comprovante de residência, ter acima de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade. Quem quiser castrar o animal escolhido pode avisar no momento da adoção, pois existe uma parceria do órgão com o Instituto Brasília Ambiental para agendar a castração gratuita.

“Tem que ter amor, disposição e carinho para lidar com os bichinhos. Venham conhecer nosso espaço e os pets disponíveis”, convida Vanessa Patrício. Ao finalizar o processo, os tutores recebem uma cartilha sobre adoção responsável.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.