BMW confirma lançamento de carro autônomo para 2021
Engenheiros e pilotos da marca estabeleceram teto de 240 milhões de quilômetros de testes
Carros|Do R7
A BMW está juntando forças com a Mobileye e a Intel para trabalhar em tecnologias autônomas que serão usadas nos futuros carros de produção da marca. O primeiro a apresentar tais sistemas chegará em 2021, e será baseado no Vision Next 100.O veículo terá cinco níveis de autonomia — no quinto o automóvel faz praticamente tudo sozinho, inclusive transitar sem nenhum passageiro a bordo. O modelo será chamado de iNext.
Veja a galeria completa do Vision Next 100
Ao considerar que o carro chegue ao nível 5 de condução, é muito difícil prever se isso será ou não aplicável em condições de estrada, porque depende de uma série de fatores externos. Para alcançar os objetivos em tempo hábil e garantir o nível 5, a BMW criará uma frota de 40 carros de testes do Série 7 automatizado ou totalmente autônomo até o final deste ano.
A empresa bávara diz que os veículos terão lugar em estradas públicas, e se concentrarão em dois tipos de uso: condução sem trânsito (auto-estradas) e em ambientes urbanos. Os testes serão nas estradas públicas dos Estados Unidos, Israel e Alemanha, países de origem das três empresas envolvidas no projeto.
LEIA TAMBÉM
Aceleramos o novo BMW 540i; sedã dirige sozinho no trânsito
Para que os engenheiros e pilotos de testes garantam que os carros autônomos estejam prontos para serem lançados no mercado, as fabricantes colocaram um teto mínimo de 240 milhões de quilômetros de testes em estradas públicas.
Atualmente, como a maioria das empresas de automóveis, a BMW oferece autonomia de Nível 2, onde o motorista pode remover as mãos do volante por breves períodos, tendo como seu principal destaques a frenagem ou redução automática de velocidade (ACC) e o esterçamento do volante para manter o veículo dentro da faixa da pista. Há ainda a "frenagem de emergência" que alerta o condutor para a aproximação de um obstáculo à frente. No Brasil, as novas gerações dos sedãs Série 5 e 7 já oferecem estes recursos.