Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BMW confirma lançamento de carro autônomo para 2021

Engenheiros e pilotos da marca estabeleceram teto de 240 milhões de quilômetros de testes

Carros|Do R7

Conceito Vision Next 100 indica como será o carro autônomo que a BMW pretende lançar no mercado em 2021
Conceito Vision Next 100 indica como será o carro autônomo que a BMW pretende lançar no mercado em 2021 Conceito Vision Next 100 indica como será o carro autônomo que a BMW pretende lançar no mercado em 2021

A BMW está juntando forças com a Mobileye e a Intel para trabalhar em tecnologias autônomas que serão usadas nos futuros carros de produção da marca. O primeiro a apresentar tais sistemas chegará em 2021, e será baseado no Vision Next 100.O veículo terá cinco níveis de autonomia — no quinto o automóvel faz praticamente tudo sozinho, inclusive transitar sem nenhum passageiro a bordo. O modelo será chamado de iNext.

Veja a galeria completa do Vision Next 100

Ao considerar que o carro chegue ao nível 5 de condução, é muito difícil prever se isso será ou não aplicável em condições de estrada, porque depende de uma série de fatores externos. Para alcançar os objetivos em tempo hábil e garantir o nível 5, a BMW criará uma frota de 40 carros de testes do Série 7 automatizado ou totalmente autônomo até o final deste ano.

A empresa bávara diz que os veículos terão lugar em estradas públicas, e se concentrarão em dois tipos de uso: condução sem trânsito (auto-estradas) e em ambientes urbanos. Os testes serão nas estradas públicas dos Estados Unidos, Israel e Alemanha, países de origem das três empresas envolvidas no projeto.

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Aceleramos o novo BMW 540i; sedã dirige sozinho no trânsito

Publicidade

Para que os engenheiros e pilotos de testes garantam que os carros autônomos estejam prontos para serem lançados no mercado, as fabricantes colocaram um teto mínimo de 240 milhões de quilômetros de testes em estradas públicas.

Atualmente, como a maioria das empresas de automóveis, a BMW oferece autonomia de Nível 2, onde o motorista pode remover as mãos do volante por breves períodos, tendo como seu principal destaques a frenagem ou redução automática de velocidade (ACC) e o esterçamento do volante para manter o veículo dentro da faixa da pista. Há ainda a "frenagem de emergência" que alerta o condutor para a aproximação de um obstáculo à frente. No Brasil, as novas gerações dos sedãs Série 5 e 7 já oferecem estes recursos. 

Assista a programação da Record na íntegra pelo R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.