Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo Ford Ka terá motor 1.0 flex mais potente do Brasil

Primeiro 'três cilindros' da marca no País gera até 85 cv e promete superar o 1.0 do VW Up

Carros|Rodrigo Ribeiro, do R7, em Camaçari (BA)*

Global e maior, novo Ford Ka chega às lojas até o fim de julho
Global e maior, novo Ford Ka chega às lojas até o fim de julho Global e maior, novo Ford Ka chega às lojas até o fim de julho
Motor será o 1.0 mais potente do Brasil
Motor será o 1.0 mais potente do Brasil Motor será o 1.0 mais potente do Brasil

A Ford revelou nesta quarta-feira (09) o inédito motor 1.0 que equipará o novo Ford Kanas versões hatch e sedã. Com três cilindros, o propulsor gera 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, superando o Volkswagen Up, compacto mais potente do segmento. Variante aspirada (sem turbo) da família Ecoboost, o motor é o primeiro a ser produzido em Camaçari (BA), em um anexo ao lado da fábrica responsável pela montagem do EcoSport e Fiesta RoCam.

O pequeno 1.0 tricilíndrico adota duplo comando de válvulas variável e alta taxa de compressão para superar o 1.0 de até 82 cv da Volkswagen. Como no Up, o novo Ka não terá tanquinho de gasolina, substituído por um sistema de pré-aquecimento do etanol.

Giro alto

Seguindo a solução adotada pela Volkswagen, a Ford elevou ao máximo o pico de potência de seu motor: os 85 cv são entregues apenas a 6.500 rpm — no Up, o pico é igualmente alto, a 6.250 rpm. O torque da dupla é similar: são 10,7 kgfm (com etanol) no Ford ante os 10,4 kgfm no VW. A contrapartida se dá na rotação, com o pico de força no novo Ka chegando a 4.500 rpm, contra 3.000 no Up.

Publicidade

O novo motor também adota bloco de ferro fundido, em vez do alumínio, cada vez mais usado pela indústria. Segundo a Ford, a opção pelo material menos nobre se deu por sua maior resistência, permitindo criar um conjunto menor, com ganhos em eficiência térmica e redução de vibrações.

Uma das maiores virtudes dos motores de três cilindros, o consumo de combustível no novo Ka (hatch e sedã) não foi revelado pela Ford. Mas, na apresentação à imprensa, a marca prometeu índices superiores em sua categoria.

Publicidade

Tirando o atraso

Postergado em relação ao plano original, o novo Ka será apresentado em agosto, simultaneamente nas versões hatch e sedã. Ainda fabricado em ritmo pré-série, o novo motor começará a sair das linhas de montagem em maio. O modelo será oferecido com o 1.0 de três cilindros em ambas as variantes, mas o três volumes também contará com o 1.5 de até 111 cv que equipa o New Fiesta.

Publicidade

O hatch intermediário, aliás, sofrerá baixas. Apesar de ainda ser fabricado (as boas vendas atrasaram o término de produção), o Fiesta RoCam sairá de cena junto com a chegada do novo Ka.

*O jornalista viajou a convite da Ford do Brasil

Saiba tudo sobre carros! Acesse R7.com/carros

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.