Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O que te move?

A Toyota está em constante movimento. E nesse movimento, está evoluindo para uma empresa de soluções de mobilidade e sustentabilidade; saiba mais

Carros|Renato Fontes, do R7 Conteúdo e Marca

(Divulgação )

O que te move? É uma pergunta simples, mas que pode ter milhares de respostas. Pode ser a conquista da casa própria. A tão esperada promoção no trabalho. A viagem dos sonhos. A realização de um casamento digno de conto de fadas. A compra do carro novo… Não faltam motivações internas capazes de fazer você levantar da cama todas as manhãs para ir em busca dos seus objetivos.

A Toyota também é movida por estímulos. Nesse caso, são as soluções em sustentabilidade, principalmente a tecnologia híbrida flex, pensada exclusivamente para o Brasil, para que o setor automotivo nacional evolua cada vez mais, de forma sustentável e que, ao mesmo tempo, mova a economia. E isso não vem de agora.

A marca lançou em 2013 o primeiro veículo híbrido do Brasil, o Toyota Prius, contribuindo para que o país entrasse na era dos carros eletrificados. Já em 2019 foi além ao trazer para as ruas o Corolla Sedã, o único híbrido flex do mundo, fabricado com exclusividade no mercado brasileiro. Em 2021, reforçou seu DNA sustentável lançando o Corolla Cross Híbrido Flex, o primeiro SUV com essa tecnologia sustentável do mercado, também fabricado por aqui.

Quem está feliz da vida com um SUV híbrido flex na garagem é Tarcísio Morais, que mora em Santana de Parnaíba (SP), e é apaixonado por esportes e sustentabilidade. Morais é ciclista há mais de dez anos e faz longas viagens por todo o Brasil de bike. Quem leva ele para todos esses destinos é o seu Corolla Cross Híbrido, que tem um rack especial para transportar a bicicleta. Conheça a história que move o Tarcísio e a Toyota.

Continua após a publicidade

E o Tarcísio não é o único a ter um carro “amigo do meio ambiente”. Desde 1997 a Toyota é a montadora líder em eletrificação no mundo. Segundo a marca, de lá para cá foram comercializados no mundo mais de 20 milhões de carros mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio.

Os híbridos flex foram desenvolvidos com exclusividade para o mercado brasileiro com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos. O Corolla Cross é o líder disparado em vendas de modelos eletrificados, seguido pelo Corolla.

Continua após a publicidade

Somados, esses dois modelos já venderam somente no país quase 65 mil unidades, ou cerca de 37% de todo o mercado de eletrificados. E os números de exportação também impressionam em relação aos híbridos: foram mais de 55 mil unidades exportadas para países da América Latina.

O meio ambiente agradece

Continua após a publicidade

Carros com essa tecnologia autogeram sua energia (não precisam ser plugados na tomada), chegam a emitir 70% menos de CO2 na atmosfera (medição que considera do poço à roda do híbrido flex abastecido com etanol em comparação o carro convencional abastecido exclusivamente com gasolina), usam baterias menores – entre as diferentes modalidades de eletrificação –, e têm menor custo.

De acordo com a Toyota, o objetivo da empresa é atingir a neutralidade de carbono até 2050. Suas fábricas em Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP) estão entre as mais verdes do mundo, e 100% da energia utilizada nas quatro plantas do Brasil é limpa e certificada.

Mas como funciona a tecnologia híbrida flex?

A Toyota explica que os híbridos flex trabalham com três motores, que atuam de forma integrada. O motor a combustão é alimentado por gasolina ou etanol. Um dos motores elétricos trabalha como gerador de energia para a bateria sempre que o motorista aciona o freio, desacelera o carro ou recebe carga do próprio motor a combustão.

O segundo motor elétrico trabalha como propulsor, movendo o veículo de forma suave e silenciosa em baixas velocidades, ou ainda auxiliando o motor a combustão quando precisa de mais força. É muita tecnologia e inovação pensadas e desenvolvidas exclusivamente para aproveitar uma matriz energética sustentável e tipicamente brasileira.

Você se move? A Toyota faz isso todos os dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.