Logo R7.com
RecordPlus

Toyota inicia obras de fábrica de motores em SP para o Etios e novo Corolla

Unidade começa a produzir propulsores 1.3, 1.5, 1.8 e 2.0 no primeiro semestre de 2016

Carros|Rodrigo Ribeiro, do R7, em Porto Feliz (SP)

  • Google News
Nova geração do Corolla irá estrear em março ainda com motores importados
Nova geração do Corolla irá estrear em março ainda com motores importados

Após quase 16 anos fabricando automóveis de passeio no Brasil, a Toyota finalmente passará a produzir também os motores de seus modelos no País. Apresentada em uma cerimônia com autoridades e executivos nesta sexta-feira (14), a nova fábrica de Porto Feliz (SP) será responsável pela produção dos motores 1.3 e 1.5 flex da família Etios e dos 1.8 e 2.0 flex do novo Corolla.

Com investimento de R$ 1 bilhão, a unidade terá 700 funcionários diretos e capacidade inicial de 70 mil motores/ano, podendo chegar a 200 mil anuais. As obras começam este mês e terminam no início de 2016.


Culpa da legislação

Segundo Steve St. Angelo, presidente da Toyota na América Latina e Caribe, a quarta fábrica da japonesa no Brasil adotará tecnologias e sistemistas inéditos. Sem dar detalhes, o executivo também afirmou que os novos motores serão mais econômicos, atendendo às novas legislações automotivas do País.


— As regras do Inovar Auto exigem que nossos carros consumam menos combustível e sejam mais seguros, e nossa nova fábrica vai de encontro com as regras vigentes. Com a unidade também conseguiremos flexibilizar mais nossa produção e diminuir a dependência de importadores.

Vice presidente global da Toyota, Seiichi Sudo, também comentou sobre a primeira fábrica de motores da Toyota na América Latina.


— Desde que começamos a fabricar o Bandeirante em São Bernardo do Campo (SP), em 1962, ficávamos incomodados em precisar trazer motores de outros países. Esse sonho durou mais de 50 anos e só foi realizado, agora, após construirmos outras duas fábricas no País (Indaiatuba e Sorocaba, ambas em São Paulo).

Contrapartidas estaduais


Localizada na margem da Rodovia Marechal Rondon, a fábrica de Porto Feliz contou com o apoio do governo municipal e estadual — este último responsável pela duplicação da estrada. A região fica próxima de outras empresas automotivas e também das duas fábricas da Toyota, responsáveis pela produção do Corolla e da família Etios.

Flagra! Novo Toyota Corolla circula com pouca camuflagem no Brasil antes do lançamento

Saiba tudo sobre carros! Acesse R7.com/carros

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.