Toyota inicia obras de fábrica de motores em SP para o Etios e novo Corolla
Unidade começa a produzir propulsores 1.3, 1.5, 1.8 e 2.0 no primeiro semestre de 2016
Carros|Rodrigo Ribeiro, do R7, em Porto Feliz (SP)

Após quase 16 anos fabricando automóveis de passeio no Brasil, a Toyota finalmente passará a produzir também os motores de seus modelos no País. Apresentada em uma cerimônia com autoridades e executivos nesta sexta-feira (14), a nova fábrica de Porto Feliz (SP) será responsável pela produção dos motores 1.3 e 1.5 flex da família Etios e dos 1.8 e 2.0 flex do novo Corolla.
Com investimento de R$ 1 bilhão, a unidade terá 700 funcionários diretos e capacidade inicial de 70 mil motores/ano, podendo chegar a 200 mil anuais. As obras começam este mês e terminam no início de 2016.
Culpa da legislação
Segundo Steve St. Angelo, presidente da Toyota na América Latina e Caribe, a quarta fábrica da japonesa no Brasil adotará tecnologias e sistemistas inéditos. Sem dar detalhes, o executivo também afirmou que os novos motores serão mais econômicos, atendendo às novas legislações automotivas do País.
— As regras do Inovar Auto exigem que nossos carros consumam menos combustível e sejam mais seguros, e nossa nova fábrica vai de encontro com as regras vigentes. Com a unidade também conseguiremos flexibilizar mais nossa produção e diminuir a dependência de importadores.
Vice presidente global da Toyota, Seiichi Sudo, também comentou sobre a primeira fábrica de motores da Toyota na América Latina.
— Desde que começamos a fabricar o Bandeirante em São Bernardo do Campo (SP), em 1962, ficávamos incomodados em precisar trazer motores de outros países. Esse sonho durou mais de 50 anos e só foi realizado, agora, após construirmos outras duas fábricas no País (Indaiatuba e Sorocaba, ambas em São Paulo).
Contrapartidas estaduais
Localizada na margem da Rodovia Marechal Rondon, a fábrica de Porto Feliz contou com o apoio do governo municipal e estadual — este último responsável pela duplicação da estrada. A região fica próxima de outras empresas automotivas e também das duas fábricas da Toyota, responsáveis pela produção do Corolla e da família Etios.
Flagra! Novo Toyota Corolla circula com pouca camuflagem no Brasil antes do lançamento
Saiba tudo sobre carros! Acesse R7.com/carros















